O deputado estadual Mário Motta (PSD) inicia o segundo ano de mandato com mais uma iniciativa inovadora que, pela primeira vez, é realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc): o Academia Limpe, um programa de capacitação para candidatos a vereadores nas eleições municipais deste ano. As inscrições são gratuitas e abrem na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, pelo site www.academialimpe.com.br.

Formulado por especialistas em políticas públicas, fiscalização e campanhas políticas, o processo seletivo será realizado em cinco etapas: análise de currículo, prova de conhecimentos gerais e específicos, redação, aulas com especialistas em diversas áreas e apresentação de trabalho final. Após essas fases, a comissão de avaliadores analisará o histórico dos candidatos dentro da Academia Limpe e fará uma seleção para as finais democráticas.

Se houver mais de um selecionado na mesma cidade, cada candidato deverá realizar uma gincana social para arrecadação de mantimentos para entidades cadastradas. A ação valerá 3% (três por cento) de bonificação para o vencedor da prova. Por fim, será realizada uma votação popular por meio do site www.academialimpe.com.br.

Podem participar do processo seletivo candidatos com 18 anos completos até o final do ano eleitoral, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, ficha limpa e sem antecedentes criminais.

O programa contará com aulas ministradas por especialistas de diversas áreas e conta com o apoio da Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Defesa Civil, Fecomércio, LIDE SC, Fiesc, Portonave, Vanessa Tobias Coach, CBDE Brasil, FCDE Santa Catarina e Novalogic Infraestrutura e Data Center.

"Assim como fizemos com o processo seletivo para a contratação da equipe do gabinete e o programa para seleção dos projetos para receber as emendas impositivas, que no nosso mandato passaram a se chamar Emendas Participativas, apresentamos mais uma vez uma iniciativa diferenciada, contribuindo para a capacitação dos candidatos a vereadores. Isso pode ser fundamental para a qualificação daqueles que irão representar os nossos catarinenses nas câmaras municipais", destaca o deputado Mário Motta.