Os secretários de Estado que disputarão a eleição do próximo ano devem deixar o governo no próximo mês. A decisão já foi tomada pelo governador Jorginho Mello (PL). Conforme antecipou o portal SC em Pauta, o secretário de Estado da Administração, Moisés Diersmann, deixará o cargo para disputar a Prefeitura de Joaçaba. Estêner Soratto Júnior será candidato em Tubarão, mas antes passará alguns meses na Assembleia Legislativa. Carmen Zanotto também deixará o cargo para ser candidata a prefeita de Lages.

Outros nomes também deixarão o governo. Segundo uma fonte, o governador deseja dar um outro ritmo para a gestão e abrir espaço para atrair outros partidos. Sairão o atual secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, o secretário de Defesa Civil, coronel Armando Reis, e também o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.

Coronel Armando, aliás, teve seu trabalho bastante questionado no comando da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, principalmente pelos moradores do Alto Vale, que sofreram com as enchentes entre outubro e novembro. Os taioenses, inclusive, pedem que um profissional técnico assuma o comando da pasta e o nome do ex-secretário Rodrigo Moratelli é bem visto pela população.

O atual secretário é aguardado em Taió para a Audiência Pública que vai debater o protocolo de abertura e fechamento da Barragem Oeste. O pedido foi protocolado por meio de ofício, nesta quarta-feira (8), pela comitiva de vereadores que foi até Florianópolis. Assim que a data for confirmada serão iniciadas as próximas etapas de organização do evento como o local, o horário e o roteiro da audiência pública.

Coronel Armando, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) juntamente com Coronel Graff, Secretário Adjunto da SDC, em audiência com o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (Foto: Roberto Zacarias / Secom)

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Luiz Armando Schroeder Reis mora em Joinville, no Norte Catarinense, há mais de 20 anos. Ele encerrou seu mandato como deputado federal em dezembro do ano passado. Militar de reserva do exército e representante da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra, em Joinville e região, é formado em Educação Física pela Academia Militar das Agulhas Negras. Tentou a reeleição em 2022, mas sem votos (55.924 votos) suficientes para garantir a cadeira na Câmara Federal.

Fonte: Rádio Educadora 90,3 FM / Com informações de SC em Pauta e ND+