Diversos pontos de alagamentos foram registrados nesta tarde de terça-feira (20) em Xanxerê, no Oeste do Estado. Foram quase 40 minutos de chuva intensa, de acordo com moradores.

Os registros foram perto das 15h no Centro do município e nos bairros Bortolon, Esportes e Veneza. Esses locais são pontos históricos de alagamentos.

A Defesa Civil municipal informou que não recebeu nenhuma solicitação de auxílio, até o início da noite desta terça-feira. Já o Corpo de Bombeiros disse que foi acionado para averiguar uma queda de árvore próximo ao hospital da Unoesc.  

Extremo-Oeste

Em Palmitos, no Extremo-Oeste, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros registraram alguns detalhamentos nesta tarde. Apesar dos danos, não houve feridos.

"Atendemos dois detalhamentos de residências no bairro Aurora e na linha Santa Maria Goretti um destelhamento de uma garagem de máquina agrícola. Foram entregues 200 metros de lona", falou o sargento Roversi, comandante dos Bombeiros Militar de Palmitos. 

O meteorologista Piter Scheuer comenta que o forte calor aliado às altas taxas de umidade relativa do ar (abafamento - instabilidade termodinâmica) são os ingredientes necessários para a formação de células convectivas típicas de primavera favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas.

O cenário foi provocado por conta da passagem de chuvas rápidas pelo Oeste de SC e de maneira bem mal distribuída. Muitas cidades, por exemplo Chapecó, não tiveram registro de chuva. Em outras houve temporal isolado.