
Rio do Sul
Salete decretou situação de emergência por conta da estiagem. O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) recomendou a decretação para a prefeita, Solange Schlichting (Chica), após reunir a documentação em relação a falta de água, contabilizando os danos humanos, ambientais e econômicos do setor agrícola.
O Decreto nº 054, de 27 de abril, que estabelece Situação de Emergência nível II será encaminhado para análise e reconhecimento do Governo de Santa Catarina e para a Secretaria Nacional da Defesa Civil. O município de Salete, assim como outros da região do Alto Vale do Itajaí, vem sendo afetado pela falta de chuvas em diversos setores econômicos e sociais.
Desde o ano passado os índices de chuva na região são baixos. Dados da Epagri-Ciram apontam que o déficit chega a 500 milímetros em 12 meses. Ainda, conforme aponta a régua de medição da Agência Nacional das Águas (ANA) na Ponte Vereador Gelindo Moratelli, na entrada da comunidade de Ribeirão Cipriano, o rio Ribeirão Grande encontra-se em situação hidrológica de emergência, com nível de água em 47 cm (24/04/2020 às 13h45min).
No interior, segundo dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Epagri, todas as comunidades estão afetadas, com perdas na agricultura e pecuária aproximando-se dos R$ 8 milhões. Além disso, também é preocupante a falta de água para consumo humano, com alguns poços artesianos secando ou diminuindo substancialmente a vazão. Para auxiliar os produtores a Prefeitura já realizou a abertura de cerca de 30 de bebedouros de animais nas propriedades rurais, com serviço de máquina retroescavadeira de forma gratuita.
A área urbana que é atendida pelo abastecimento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) também sofre com a estiagem. A agência aponta dificuldade e falta de água nos reservatórios/mananciais de captação. Como resposta é buscada água potável de Taió para Salete através de um caminhão pipa da empresa. Constantemente a Casan solicita o racionamento a população. Contudo, nos últimos dias moradores de vários bairros reclamaram do desabastecimento.
ÚLTIMAS
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Segurança
Rio do Campo
Pouso Redondo
URGENTE
Tempo
Luto
Deixe seu comentário