Governador autoriza início das obras de reforma da Barragem de Ituporanga |
Houve prejuízos em pelo menos sete comércios da cidade
Cerca de sete comércios foram arrombados e tiveram produtos roubados na madrugada de quinta-feira (08) no centro da cidade de Rio do Campo. Todos os comércios ficam na rua principal do munícipio, Rua 29 de Dezembro. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso.
Os arrombamentos aos estabelecimentos aconteceram entre 1 hora da madrugada e 5h30 da manhã. Entre os estabelecimentos saqueados, estão dois Despachantes, duas Farmácias, uma Ótica e Relojoaria e outros. Na Ótica e Relojoaria, o prejuízo foi superior a 30 mil reais, segundo o proprietário.
Vorli Steinbach (45 anos) é natural de Rio do Campo e reside no município há 10 anos. É sócio proprietário do Despachante Eli, localizado na Rua 29 de Dezembro, ao lado da Farmácia Farmalú. Vorli falou ao JATV sobre o arrombamento ao seu comércio.
"Acionou o alarme e tocou o celular às 5h23min da manhã, dentro de 5 minutos eu estava no local e tentei acionar o alarme, não funcionou. Então percebi que a porta havia sido arrombada. Abri a porta, entrei no local e não tinha mais ninguém. Do estabelecimento foram levados 300 reais e também tivemos danos materiais", explica Vorli.
Sobre a segurança no município de Rio do Campo, Vorli cita "Ninguém espera um acontecimento desses, 6, 7 assaltos na mesma noite e ninguém perceber o ocorrido. Quanto ao atendimento da Polícia Militar à ocorrência tivemos um bom atendimento. Ligamos para o 190 e em poucos minutos já estavam no local deram um bom atendimento, depois voltaram para pedir mais informações", finaliza Vorli.
O sócio proprietário da empresa Ótica Foto Esser, Gelson Esser, reside em Rio do Campo desde que nasceu, há 44 anos. Tem seu estabelecimento na Rua 29 de Dezembro, próximo à Loja Refrisul. Gelson também falou ao JATV e contou o ocorrido. Foi a primeira vez que a ótica foi assaltada.
"De manhã cedo avisaram a gente que a loja havia sido assaltada, porque os vizinhos vieram abrir a farmácia e viram que aqui também tinha sido aberta a porta. Isso por volta de 8h10min", conta.
O prejuízo Ótica Foto Esser, foi grande, afirma Esser "De mercadorias que levaram, o prejuízo foi grande, cerca de 30 mil reais, mas o que mais deixa a gente chateado é o prejuízo sentimental. É a batalha da gente, serviço de todos os dias, de estar empenhado na loja para servir o povo de Rio do Campo e região, aí acontece uma coisa dessas e a gente fica desolado, de mãos atadas, sem ter o que fazer", lamenta Gelson.
Quanto ao atendimento da polícia, Esser diz que o município está bem assistido "Estamos bem servidos, mas infelizmente, os caras, como a gente sabe, ficaram desde à 1 hora da manhã assaltando os comércios e praticamente ninguém viu nada, nem a população, nem a própria polícia. Em princípio a gente está bem assistido, não podemos reclamar deles de nenhuma maneira. Pelo que a gente sabe, a partir do momento que tocou o alarme de um dos comércios, já foi entrado em contato com a polícia, que em 5 minutos já estava na praça.
Até o momento Gelson só possuía câmeras de segurança em seu comércio, alarme não. "Mas vou adquirir daqui para frente, com certeza", finaliza.
Reni Hermínio Rezende (53 anos) possui um despachante também na Rua 29 de Dezembro. Reni é natural de Rio do Campo e diz que é a primeira que vez que presencia uma situação dessas "Pelas filmagens, o meliante entrou no meu estabelecimento às 4h50min e saiu às 5h8min. Levou algumas cédulas de documentos e algum dinheiro, cerca de 40 reais", conta o proprietário.
A questão burocrática que envolve os documentos será a dor de cabeça maior para Reni "Tenho que mandar as filmagens para o DETRAN, a numeração das cédulas, eles cancelam o lote e depois eles enviam outros lotes para a gente. Caso eu não tivesse as filmagens, seria bem mais burocrático, segundo as regras do DETRAN, tem que ter filmagem, alarme e isso tinha tudo. Infelizmente o cara entrou", lamenta.
"Só percebi que havia sido assaltado pela manhã quando cheguei no serviço, às 8h30min, mas a polícia já tinha ido no Despachante do Eli e nos outros comércios, então eu os chamei no meu comércio. Fizeram as filmagens e recolheram o que era preciso", explica Reni. Conforme Rezende, na quinta-feira (08) à tarde, estava prevista a chegada do IGP da Polícia Civil para fazer a perícia.
"Acreditamos, pelas informações, que a Polícia poderá rapidamente capturar os suspeitos.
Tem local onde ele entrou com a filmagem bem visível", finaliza Reni.
Deixe seu comentário