Governador autoriza início das obras de reforma da Barragem de Ituporanga |
Uma palestra sobre fitoterapia promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com o gabinete do Deputado Estadual Padre Pedro Baldisera, chamou atenção na sexta-feira (22), em Rio do Campo. O evento que esperava aproximadamente 40 pessoas, acabou atraindo mais de 70 para o auditório da Câmara de Vereadores. Os conhecimentos sobre plantas medicinais, passados pelo especialista Alesio dos Passos Santos e pela farmacêutica Viviane Corazza.
A fitoterapia é um estudo baseado em plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Em 2006, o Governo Federal criou um programa para introduzir a fitoterapia e plantas medicinais como política pública nas práticas complementares do SUS. Esse projeto também pode ser uma realidade em Rio do Campo.
O Secretário de Saúde, Jefferson Cardouzo, definiu que se o grupo tiver "vontade" o programa será um sucesso no município. "Temos terra, temos um povo que está apaixonado por isso. Queremos implantar na localidade de Rio da Prata, atrás do Posto de Saúde. Não tem como dizer que foi algo ruim. Temos agora que canalizar as ideias. Temos também pessoas interessadas em trabalhar com plantas medicinais nas propriedades, além de pessoas que já fazem isso", destaca.
O Prefeito Rodrigo Preis destacou o evento como de "extrema importância". "O tema foi trabalhado com todos os nossos profissionais da área da saúde, Pastoral da Saúde, Epagri, pessoas que vem demonstrando interesse sobre o tema, outras secretarias como a de Educação e Agricultura prestigiaram o evento"
"Esse grande evento tratou de nos explicar sobre as plantas medicinais, a forma de uso adequado das mesmas, o benefício que elas trazem pra nossa saúde, as precauções e cuidados que temos que ter com determinadas plantas, tudo isso foi abordado e apresentado nessa tarde. Isso foi o início, o ponta pé inicial, desse programa que queremos implementar no município, como uma política para o sistema de saúde", explica o Prefeito Rodrigo.
"Tivemos uma apresentação. Agora seguimos com a equipe da Secretaria Saúde, trazendo outros profissionais, onde continuaremos recebendo o auxílio do Deputado Padre Pedro, que vem nos dando suporte, com a estrutura do seu gabinete, nos fornecendo vários profissionais para tratar desse tema. Nossa proposta é levar isso para as comunidades, para toda população riocampense, para que tenham conhecimento de como cultivar as plantas e para que elas serão benéficas. Pretendemos repassar esse conhecimento e que ele seja uma alternativa para ao sistema tradicional que a gente vive hoje, implementando por lei podendo assim atender dentro da estrutura da secretaria de saúde com essa alternativa", destaca Rodrigo.
Para o Prefeito, será um passo importante para o município "Pensamos no cuidado dos nossos munícipes, na sua saúde, temos também a questão financeira, onde os custos de medicamentos são bem elevados, alguns com uso excessivo de medicamentos tradicionais no nosso dia a dia. Estamos felizes por esse projeto e que possamos dar continuidade, levando a fitoterapia para toda comunidade riocampense".
A membro da Pastoral da Saúde de Rio do Campo, Sonia Kulkamp, participou do evento e expressou o desejo de que a pastoral participe do projeto "É muito bom inserir plantas medicinais como política pública. Assim mais pessoas interessadas podem tratar do assunto.".
Sonia afirma ainda que a população só tem a ganhar. "Nós já temos um trabalho com a pastoral e a procura por remédios caseiros é muito grande", finaliza
Deixe seu comentário