Obras de elevação da BR-470, em Laurentino, já estão em andamento |
Produtores riocampenses fazem estudo sobre sementes crioulas
Mais de 30 produtores participaram de uma oficina de produção comunitária de sementes na propriedade de Dirlei Chikoski, em Santa Maria, interior de Rio do Campo. A atividade ocorreu no dia 30 de agosto e foi desenvolvida pela Prefeitura de Rio do Campo, em parceria com o Centro de Motivação Ecológica e Alternativas Rurais ? Cemar, de Presidente Getúlio.
A oficina teve apoio ainda da Epagri, Cresol e Sindicato dos Agricultores na Agricultura Familiar.
Os agricultores assistiram a uma palestra sobre a questão das sementes, destacando a importância de resgatar e manter as sementes crioulas. ?Foi apresentada a importância do nosso agricultor dominar a técnica da semente, para que ele possa produzir sua semente dentro da própria propriedade, para se tornar independente de sementes de fora de sua propriedade?, destacou o Prefeito Rodrigo Preis, que participou da abertura do evento.
Preis destacou ainda que o conhecimento adquirido pelos agricultores trará muitos benefícios para o dia a dia do homem do campo ?Foi demonstrado como se chega a uma semente híbrida, de que forma que se chega a isso?, disse.
[caption id="attachment_9345" align="aligncenter" width="696"] Foto: Divulgação[/caption]
?Para que possamos ter uma semente de qualidade, implantamos essa unidade de referência na localidade de Santa Maria?, explicou Rodrigo. No dia 1º de setembro, foram plantadas na propriedade diversas variedades de milho que servirá de estudo e referência ?Quem sabe no próximo ano possamos ter as sementes e que outros produtores possam plantar milho e ele estar se adaptando aqui na nossa região?, destacou o Prefeito.
?Esse momento traz muito conhecimento para nossos agricultores, onde eles passam a dominar a questão técnica do trabalho com sementes para que lá no futuro possamos ter uma lavoura de milho a um baixo custo de produção?, enfatizou Rodrigo.
O Prefeito disse que talvez a produtividade por hectare pode ser reduzida, no entanto, dependendo do clima ela pode até ser melhor ?O milho com semente crioula tem mais rusticidade, diferente de alguns milhos híbridos?, disse.
A ideia central do projeto é oferecer a possibilidade de o agricultor aumentar sua renda ?Para ter mais lucro, o agricultor precisa reduzir os custos na produção?, afirma Rodrigo.
?Agradeço a todos agricultores, também ao Dirlei, por ter cedido a propriedade, ao Cemear por fazer este trabalho aqui em Rio do Campo. Pretendemos também instalar uma outra unidade em outro ponto do município, para que toda comunidade riocampense possa acompanhar o desenvolvimento dessas unidades de referência. Vamos levar esse projeto adiante para que nossa agricultura familiar tenha sustentabilidade?, finalizou o Prefeito.
Deixe seu comentário