logo RCN

Presença de brigadistas em eventos é obrigatória

Após o trágico acidente que deixou mais de 200 mortos na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), tornou-se evidente a necessidade presença de um agente preparado para atender ocorrências em eventos. Atualmente, eventos em locais com concentração de público, como boates, clubes noturnos, salões de bailes, restaurantes e bares dançantes, clubes sociais, circos, entre outros, com capacidade acima de 500 pessoas, devem contar com um brigadista particular que atuará em casos de incêndios e atendimento pré-hospitalar.

[caption id="attachment_7161" align="aligncenter" width="768"] Foto: Divulgação[/caption]

A presença do brigadista deve ser solicitada pelo responsável pelo evento. O contrato com o brigadista é obrigatório para a realização de eventos. Se o ambiente comportar 1000 pessoas, ou mais, é obrigatória a presença de dois brigadistas conforme IN 028/DAT/CBMSC - Brigada de Incêndio.

O brigadista particular Sérgio da Rosa, explicou ao JATV que quanto maior o evento, maior deve ser a quantia de agentes no local. Sérgio foi capacitado como Bombeiro Comunitário, concluiu os cursos básicos e avançados da área, com duração de 40 horas/aula e 332 horas/aula, respectivamente. Ambos os cursos são fornecidos gratuitamente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Taió à comunidade.

Depois de formado, Sérgio explicou que foi credenciado junto ao Corpo de Bombeiros Militar, como brigadista particular ?Para continuar credenciado basta realizar 24 horas de serviço voluntário junto ao Corpo de Bombeiros Militares em Taió, ou realizar a prova de credenciamento a cada dois anos?, comenta.

Bombeiro Comunitário é um dos tipos de trabalho que Sérgio presta ?Prestamos auxílio para os Bombeiros Militares ?em ocorrências?, diz. Além disso, Sérgio está capacitado para trabalhar como brigadista particular para atuar em eventos.

Para Sérgio, na ocorrência da Boate Kiss, a presença de brigadistas poderia ter reduzido o número de vítimas da tragédia. ?Em qualquer evento, se ocorrer um acidente ou incidente, estaremos preparados para atender?, explica.

Além de eventos, Sérgio pode atender ocorrências diversas. Se um acidente ocorrer na cidade, ele está apto a tomar as primeiras providências no local, bem como acionar, via telefone 193, o Corpo de Bombeiros Militar ?Se me deparar com um acidente eu não posso omitir socorro, eu como bombeiro, principalmente, preciso prestar auxílio?, comenta.

Anterior

Homem tenta atirar em companheira após agressão, em Varaneira

Próximo

MPSC realiza seletivo para estágio nível superior

Deixe seu comentário