logo RCN
Moção de Aplauso

Policiais que frustraram fuga de assaltantes são homenageados

  • JATV -

Câmara de Rio do Campo prestou uma homenagem ao Sargento Anton e à Soldado Drozdek pelo ação que recuperou o dinheiro roubado em um assalto bancário e prendeu envolvidos.

Uma 'moção de aplauso' encabeçada pelo vereador Jonny Mary Machado (PP) e apoiada por todos parlamentares da Câmara de Rio do Campo, homenageou a Soldado Cleuzete Drozdek e o 3º Sargento Alexandre Carlo Anton na sessão do dia 05 de dezembro. Os militares atenderam a ocorrência do assalto a uma agência bancária de Rio do Campo no dia 03 de novembro.

Durante a madrugada do dia 03 de novembro os policiais de plantão, Sgt. Anton e pela Sd. Drozdek, foram informados via sistema de radiocomunicação pelo Centro de Operações da Polícia Militar que uma agência bancária de Rio do Campo estava sendo furtada. Prontamente se deslocaram de Santa Terezinha para Rio do Campo, no trajeto, próximo à Santa Maria foi avistado um veículo em fuga, na tentativa de pará-los estacionando a viatura sobre a rodovia. Mas ao perceber a presença da polícia, os ocupantes do veículo Voyage abriram fogo contra a guarnição, iniciando uma troca de tiros e evadindo-se do local. Logo adiante, aproximadamente 1,5 Km, os PM's encontraram o veículo capotado e abandonado. Enquanto a guarnição estava à procura dos ocupantes e levantando informações com um morador local, um segundo veículo, da marca Mercedes, ao passar pelas guarnições empreendeu fuga da guarnição. 

Ressalta-se que a guarnição não tinha conhecimento de outros veículos envolvidos na ação. Após buscas, encontraram o veículo próximo à entrada para a localidade de Serra da Garganta pois havia colidido em um barranco. Foi feita a aproximação com segurança e foi constatado que os ocupantes haviam fugido e no veículo continha todo o dinheiro furtado, explosivos, muitos pertences pessoais e um celular, ainda no local verificou-se um terceiro veículo que deu sinal para convergir em direção às guarnições mas ao perceber a presença policial seguiu em direção ao centro de Santa Terezinha. 

Uma guarnição permaneceu no local isolando e resguardando a área onde estava a Mercedes. Enquanto isso, a guarnição do Sargento Anton iniciou nova perseguição que resultou na apreensão do veículo Xsara Picasso. Houve ainda a prisão de um dos envolvidos e na apreensão de documentos pessoais que estão sendo utilizados para identificação dos responsáveis pela ação.
  
A Câmara Municipal de Rio do Campo, reconhecendo a ação dos policiais, agradeceu e enalteceu os trabalhos do Anton e Drozdek, pelo relevante serviço prestado.


20161205_200722.jpgO 3º Sargento Anton, 40, é casado há 19 anos com Ângela Rodrigues Anton, pai de cinco filhos, destes dois adotivos. São 21 anos e 7 meses de efetivo serviço, incluindo na PMSC em 18 de abril de 1995 na cidade de Curitibanos e na semana seguinte foi remanejado para a cidade de Rio do Sul, iniciando o Curso de Formação de Soldados, onde exerceu a função até 1997. Após, foi transferido para a cidade de Santa Terezinha, onde permaneceu até abril de 2000. Depois foi transferido para a cidade de Taió onde exerceu funções de Rádio Patrulha, Policiamento de Guarda do Presídio local (hoje extinto) e por mais de 12 anos na Central de Emergências (COPOM). Permaneceu em Taió por 15 anos. Em 2013, solicitou transferência novamente para Santa Terezinha, onde havia vaga em aberto, exercendo funções até os dias de hoje. Anton foi promovido a Cabo em 2014 e a 3º Sargento em agosto de 2016.

20161205_200825.jpgA carreira militar da Soldado Cleuzete Drozdek teve início em outubro de 2013, quando ingressou no Curso de Formação de Soldados. Após nove meses de curso preparatório, através de colocação por mérito intelectual, escolheu trabalhar no 13ºBPM da cidade de Rio do Sul onde permaneceu por aproximadamente cinco meses no ostensivo a pé pelas principais ruas da cidade. Posteriormente, por falta de efetivo se voluntariou para trabalhar na cidade de Rio do Campo na rádio patrulha região onde nasceu e cresceu. Este fato foi uma vitória para a soldado Drozdek, poder voltar as suas origens, onde permanece até a data de hoje.

Anterior

Secretaria de Obras de Rio do Campo conclui cabeceiras de ponte em Santa Maria

Próximo

Promotor de Justiça de Rio do Campo fala sobre medida polêmica

Deixe seu comentário