logo RCN
Luto

Nota de Falecimento - Maria Moratelli

Relembrando que atualmente os velórios estão restritos aos familiares e amigos mais próximos

O Plano de Assistência Familiar Alto Vale, juntamente com a senhora Verena Matuszaki, Arcanjo Moratelli, vem por meio desta comunicar com muita tristeza o falecimento de sua Mãe a Senhora Maria Moratelli, ocorrido hoje 01/06/2020 com a idade de 84 anos.

O seu corpo será velado na Capela mortuária de Rio do Campo, onde haverá celebração das exéquias de corpo presente hoje 01/06/2020 as 16:30 horas seguindo logo após para o cemitério municipal de Rio do Campo.

Relembrando que atualmente os velórios estão restritos aos familiares e amigos mais próximos e com os cuidados necessários para a não propagação do COVID 19.


Em 2017, o Jornal A Tribuna do Vale fez uma matéria com o casal. Seu marido, Marcelino Moratelli, doou o terreno para a construção da Escola Hilário Preis. Relembre:


Honestidade é a palavra usada por Marcelino Moratelli para defnir a vida pública de Hilário Preis

Marcelino Moratelli é um dos desbravadores de Rio do Campo. Hoje com 80 anos, está casado há 57, aproximadamente, com Maria Moratelli de 80 anos também. É natural de Rio do Oeste e mora em Rio do Campo há 73 anos. "Moramos por um tempo aqui no Caçador, daí meu pai vendeu para o irmão dele e fomos morar onde hoje é a CDL. Então montamos a olaria e voltamos para o Caçador no mesmo lugar de antes", comenta Marcelino.

Quando Marcelino chegou em Rio do Campo com a família tinha apenas sete anos, o município ainda estava sendo desbravado "Na época em que cheguei em Rio do Campo, ainda estavam desbravando, haviam poucas famílias por aqui. O bom era que todo mundo se visitava", expressa.

Marcelino relata em que período de sua vida conheceu Hilário Preis "Conheci Hilário Preis há muitos anos, eu era um rapaz novo ainda quando o conheci. Foi no mesmo ano que deu câncer de garganta no Oscar Preis, o pai dele, o primeiro caso da doença em Rio do Campo, onde todos ficaram apavorados. Ali que conheci bem o Hilário", relata.

Como líder em Rio do Campo, Marcelino afirma que Hilário Preis era um homem para todos "Olha, digo que Hilário Preis foi a melhor liderança de Rio do Campo, ele era um homem para todos. Me emociono falando dele, um grande amigo. Inclusive a mulher dele é irmã da minha mulher. Era um homem muito honesto, político, podia-se confar nele. O que precisasse, o que se pedia ele fazia, muito trabalhador e lutador. Quando prefeito, sempre ia a Florianópolis buscar recursos, mesmo sendo muito difícil naquela época. Mas sempre fomos levando até que Rio do Campo foi se erguendo. E agora o neto dele está administrando", comenta Marcelino.

Na visão do experiente Marcelino Moratelli, Hilário Preis teve grande importância para o município de Rio do Campo, principalmente por sua principal qualidade, a honestidade "Eu acredito que foi muito importante a participação dele no município, principalmente pela honestidade, porque ele era um homem muito honesto, todo mundo podia confar nele. E para mim a melhor coisa que tem é ser honesto", diz Marcelino.

Referente a atuação de Hilário no setor da educação em Rio do Campo, para Marcelino foi de grande relevância "Hilário Preis foi o responsável de trazer o segundo grau, fez muito pela educação também".

"A educação começou com meu pai que doou o terreno onde foi feita a Escola de Educação Básica Dr. Fernando Ferreira de Mello, mas nem por isso esperamos algum mérito, fazíamos pelo município", comenta Marcelino e acrescenta "Abrimos a Rua 7 de Setembro, a 29 de Dezembro, e a Rua José Moratelli".

Para o experiente Marcelino Moratelli o município de Rio do Campo tem muito a agradecer ao Hilário Preis.



style="width: 50%;" data-filename="retriever">



Anterior

Diretor de escola de Rio do Campo fala sobre aulas em meio à pandemia

Próximo

Rio do Campo promoveu força tarefa de orientações de prevenção ao coronavírus

Deixe seu comentário