Obras de elevação da BR-470, em Laurentino, já estão em andamento |
Nomeado Chefe de Cultura e Turismo, em Rio do Campo
A Casa da Cultura de Rio do Campo, agora, está na coordenação de Julho César Barcelos. Natural de Rio do Campo, Julho tem 20 anos e é conhecido por seus desenhos e também pela autoria das charges do Jornal A Tribuna do Vale.
No início de junho, Julho recebeu do executivo municipal, o convite para exercer o cargo de chefe do Departamento de Cultura e Turismo de Rio do Campo. O jovem disse ao JATV que levou um tempo para decidir se aceitava ou não o cargo ?Em princípio hesitei, pois havia assumido outro compromisso em uma cidade vizinha e por ser um cargo de grande responsabilidade não é o tipo de decisão que se toma no ato. Pedi um tempo para pensar e optei por aceitar a oferta?, explica.
Julho já havia trabalhado na Casa da Cultura nos últimos dois anos, como estagiário, prestando auxílio no atendimento ao público, arquivamento de documentos, realização de ofícios, matrículas, confecção de artigos decorativos, além de também atuar como monitor de desenho artístico.
Após aceitar o convite, Julho afirma que se sente muito lisonjeado ?Para mim é uma honra poder, de certa forma, ajudar a conservar e manter viva a nossa cultura e tradições locais, valorizando os nossos artistas e visando sempre o bem comum?, afirma.
?Comecei a exercer o cargo de chefe do departamento de cultura no dia 03 de julho e nessas primeiras três semanas temos dedicado à limpeza e reorganização da área interna e externa do nosso espaço, para que assim a gente possa trazer mais conforto e comodidade aos nossos alunos e visitantes?, explica o chefe da Cultura.
Atualmente, a Casa da Cultura atende das 08h às 12h e das 13h às 17h. De acordo com Julho, através de uma parceria, estão sendo realizados cursos de bordado e crochê, desenho artístico e pintura em tecido ?Ainda temos algumas vagas disponíveis?, reforça.
Além dos cursos ofertados até então, também será aberto curso de música, que ainda não tem data prevista de início. ?Estou sondando alguns artistas de fora e de dentro do município para vermos a possibilidade de oferecermos mais cursos, e também estarmos realizando algumas oficinas com crianças e idosos?, comenta.
Julho diz que as atividades oferecidas pela Casa da Cultura são de extrema importância ?Vemos que muitos pais estão descontentes, pois seus filhos passam muito tempo dentro de casa, na frente de televisão, computador, celular, ociosos e a mercê de problemas de saúde, muitas vezes em redes sociais, sujeitos a até se depararem com pessoas que queiram contato, com más intenções. Não é uma promessa, até porque temos que respeitar e estudar bem nossas possibilidades, de acordo com o orçamento da Cultura?, explica Julho, destacando a importância dos trabalhos.
Atualmente está sendo realizado um projeto para captação de recursos para o setor, junto com a Secretária da Educação, Andréa Giovana Leite Andreani e a coordenadora do EJA, Jéssica Augusta Garlini.
?Atualmente tenho como meta informatizar a nossa biblioteca, fazendo cadastros de livros e empréstimos, todos através de computador, pois até então estava sendo realizado de forma muito manual e se substituído tornam-se mais práticos e rápidos alguns procedimentos, sem acumulo de documentações e riscos de isso ser extraviado?, explica Julho.
O chefe da Cultura conta que já iniciou os cadastros de alguns livros e que tem como meta cadastrar a maioria dos livros até o final deste ano. ?Estou entrando em contato com a direção das escolas para estarem fazendo visitas periódicas com suas turmas em nossa biblioteca municipal, para que assim a gente possa manter o hábito da leitura, do saber, até porque ler e escrever também é cultura. Estamos repaginando uma sala que será destinada ao nosso público alvo, que são as crianças! Será uma sala de leitura voltada apenas a elas, ressaltando assim a importância da leitura desde pequenos, pois eles são o nosso futuro. Por hora só tenho isso a dizer, estamos abertos a ideias, críticas construtivas e qualquer dúvida é só entrar em contato. Agradeço às pessoas que confiam em mim e no meu trabalho, e possibilitaram para que eu estivesse nesta função, posso dizer que darei o melhor do meu melhor?, afirma Julho.
O novo chefe do departamento de Cultura finaliza dizendo ?Apesar de que nem Jesus agradou todo mundo, mas, estamos aí para ajudar no que for possível?.
Deixe seu comentário