logo RCN
Eleições 2020

JATV entrevista: Alemão Contezini e Alemão Nienkotter

Confira a apresentação e projetos da chapa de Rio do Campo

Apresentação pessoal e profissional do candidato a prefeito

Sou Antonio Carlos Contezini. Filho de Antonio e Rosa Contezini. Nasci na comunidade de Rio Azul. Sou esposo da Sandra Aparecida da Silva Contezini. Tenho dois filhos, Fagner Alex e Maiara.

Minha vida toda morei na comunidade de Rio Azul e desde muito cedo, com a educação que trouxe de casa, sempre participei da comunidade. Logo cedo, aos 18 anos, já comecei me entrosar em time de futebol e participar da liderança.

Aos 21, fui convidado para ser o líder da comunidade e comecei a conviver com a sociedade de forma mais ampla. Sempre me envolvi com CPC da Capela local. Várias vezes peguei a presidência na comunidade. Da mesma forma, da APP da Escolinha do Rio Azul. Sempre contribuindo e ajudando. Me envolvi com o hospital; fiquei 24 anos na diretoria da Apae; 12 anos como presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural (CMDR). Participei de sindicato, conselhos, escola, sempre envolvido com a sociedade, com grupo de jovens, também com o pessoal do Terceirão, para fazerem bailes de formatura, ajudando com rifas e buscando patrocínio.

Com isso, fui ficando mais conhecido, aumentei as amizades e conheci muitas pessoas. Então, fui convidado para ser candidato a vereador. Mas já antes, tinha contato com a política. Meus pais sempre gostaram de política. Acredito que trago isso no sangue. No momento do convite fiquei um pouco assustado. Mas graças a Deus, a minha família é muito grande e unida. Sempre digo que a família é a base de tudo. E tive êxito, fiquei em segundo lugar como vereador mais votado de Rio do Campo, empatando com o Rodrigo, na época.

Veio meu segundo mandato, onde novamente tive êxito na eleição. Continuei fazendo o trabalho. Participei do Conselho Regional que era a ADR em Rio do Sul, na época, representando o município de Rio do Campo. Quando veio a ADR para Taió sempre participei como conselheiro, levando as prioridades do município, debatendo os assuntos. Havia o Orçamento Participativo, onde participei por vários anos reivindicando os direitos do município. Na terceira eleição, sempre fiz um trabalho muito grande pela saúde de Rio do Campo. Quando me elegi a primeira vez, eu imaginava fazer um trabalho voltado para a Agricultura, que era o que eu sabia fazer. Nunca deixei de apoiar a agricultura, de jeito nenhum. É a base do nosso município. Mas dialogando com as pessoas, percebi que a Saúde deveria vir em primeiro lugar.

Conheci o Deputado Estadual Serafim Venzon e ele me deu oportunidade para poder salvar muitas vidas em Rio do Campo. Se somar todas as cirurgias que encaminhamos, passa de 380 procedimentos que fizemos em prol do povo riocampense. Tenho um trabalho e conhecimento muito grande na saúde e sua gestão.

Citando a minha comunidade de Rio Azul, construímos um grande salão, e então com ajuda da comunidade e associações, fizemos três festas do Arroz Nascente do Vale. Após me eleger vereador, sabendo da necessidade que é a Festa das Origens, dei um suporte ao Prefeito Rodrigo, coordenando as quatro Festas. Para quem tem o conhecimento e sabe o que é coordenar esse evento, sabe que uma Festa dessas são três meses de dedicação. Se multiplicar, vemos que dediquei um ano da minha vida para a Festa. Mas não me arrependo, fiz com muito orgulho e carinho, e faria tudo de novo.


Apresentação pessoal e profissional do candidato a vice-prefeito

Sou Lindomar Nienkotter. Filho de Francisco e Arlete Nienkotter. Nasci no Alto Taiozinho, onde morei até os 05 anos de idade. Após, minha família se mudou para Rio do Campo, onde vivi até os 18 anos. Mudamos para Santa Maria, onde resido hoje. Aos 22 anos, casei-me com Jucimara Estevão Nienkotter. Sou pai de dois filhos, Andressa e Lucas.

Na Santa Maria sempre atuei como presidente de Igreja. Presidi por três vezes. Fui presidente do grupo de cavaleiros por 10 anos. Fui presidente da Escola por várias vezes. Sempre tive envolvimento com a comunidade. Sempre gostei de trabalhar com a comunidade. Gosto de trabalhar com o povo. Então, por isso, acho que me envolvi na política.

Fui candidato a vereador na última eleição. Nesta eleição estou disputando o cargo de vice-prefeito. É uma coisa que me faz bem, trabalhar com o povo e estar no meio do povo. Acredito que isso é uma coisa certa para mim. Acredito que estou no caminho certo.


JATV: Qual é o grau de entendimento e intimidade que a dupla tem com as principais secretariais municipais (Saúde, educação, agricultura, obras e assistência social)?

Alemão Contezini: Nesses 12 anos como vereador, sempre me dediquei muito na área da saúde. Até porque, quando passei a dialogar mais com as pessoas vi a necessidade que é a Saúde. Posso dizer que se eu cheguei até onde cheguei hoje, para ser candidato a Prefeito, uma grande parte foi o trabalho que fiz na Saúde. E se hoje eu tiver que dialogar com um Secretário da Saúde sobre o que é uma gestão da Secretaria - SUS, SIS-Amavi, SISREG, sou ciente de todas essas questões.

Da mesma forma, sempre dei um suporte muito grande para a Educação. No meu primeiro ano de mandato, em 2009, existia um plano de carreira dos professores, que estava meio parado, na gaveta. Com a ajuda de alguns profissionais da educação, tive suporte e levei o assunto para a Câmara de Vereadores. Debati o assunto e hoje nós temos esse plano aprovado. Sabemos que todos os prefeitos que passaram fizeram sua parte, mas nesse mandato que tivemos, foi dado uma atenção especial para a Educação. Temos uma Escola Municipal nova, todas salas de aula com ar-condicionado; tivemos a vinda de um ônibus rodoviário para transporte universitário. Além disso, aulas de robótica e música. Trouxemos também dois ônibus, através do ex-deputado Marco Tebaldi. Sempre estive muito a par da Secretaria, acompanhando as escolas, creche. Vendo a evolução que teve na Secretaria. É muito importante dar continuidade.

E falar da Secretaria de Agricultura, pra mim é fácil, porque sou agricultor. Durante os 12 anos como presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural, tive um conhecimento muito amplo do que é agricultura e quais necessidades no município. Sempre fui uma pessoa que defendeu muito a Agricultura. Participei de cursos e seminários fora do município. Muitas vezes fui chamado em Itajaí, no Centro de Experimentos da Epagri para representar os agricultores do Alto Vale. Por 17 anos, cedi meu terreno para experimentos na produção de arroz através da Epagri, para uma variedade que se adaptasse nas áreas mais altas, como a nossa região.

Vejo que a Secretaria de Transportes é Obras é uma pasta muito importante. Dá suporte para o agricultor, principalmente nas estradas. Como vereador, por várias vezes busquei recursos para reabrir as estradas, fazer pavimentação, acesso à propriedade. No perímetro urbano, acompanhei a necessidade do saneamento básico e da pavimentação de ruas.

Na assistência social, tive a oportunidade de participar do programa Família Acolhedora, onde participamos de um curso. Isso me abriu muito a cabeça. Muitas vezes a sociedade julga, se tem um jovem bebendo ou fazendo algo errado, porém na infância dele ninguém fez nada. Penso que se fizer um trabalho educativo e de prevenção, não acontece o que está acontecendo. No curso, aprendi muito. Tivemos a oportunidade de acolher três crianças e isso fez eu ver o que realmente é um trabalho social.


JATV: Quais serão os pilares da administração pública da chapa, em caso de vitória na eleição?

Alemão Contezini: Sabemos que todas as áreas são fundamentais para o bom andamento do município. Mas quero destacar duas áreas que vamos focar. Saúde e Obras.

Na Secretaria de Obras penso que podemos mudar, fazendo uma gestão diferenciada. Com o conhecimento que temos de vários municípios, se o Secretário cuidar da gestão da Secretaria, muitas vezes não pode cuidar da obra. E se cuidar da obra, muitas vezes a gestão da Secretaria fica de lado. Penso que o Secretário precisa cuidar mais da gestão, pelo fato de ser uma Secretaria que envolve muitos recursos. E que o trabalho de cuidar das Obras, deve ficar sob responsabilidade de alguém com conhecimento em obras.

Já na Saúde, o valor investido é muito grande. Por isso devemos focar e promover uma gestão diferenciada, com programas como o de Práticas Integrativas e Complementares, onde junto com outras Secretarias, se fará um trabalho focado na prevenção. Com isso, teremos economia.


JATV: Por qual motivo o eleitor deve optar por votar nesta chapa?

Alemão Contezini: O motivo para a população de Rio do Campo acreditar e votar na 'chapa dos Alemão' é conhecimento, competência e trabalho prestado. O Alemão Nienkotter tem um grande trabalho prestado na comunidade dele, conhece o município e sua realidade. Eu estou com 12 anos de mandato, posso afirmar para a população que estou preparado. Preparado se tiver que discutir hoje com um Secretário da Saúde, Educação, Obras, se tiver que debater um assunto na câmara com os vereadores, cobrar algo de dentro da Prefeitura, pois estou no dia a dia com o Prefeito Rodrigo. Estou preparado para buscar recursos. Já fiz isso e dá para fazer muito mais. Temos as portas abertas com deputados estaduais, com o Governo do Estado. A nível federal, com deputados, senadores, conheço os ministérios, sei de que forma buscar recursos. Estou preparado para isso.

Anterior

JATV entrevista: Vidal Balak e Acacio Cesar Mees

Próximo

Eleições 2020: Divulgada a primeira pesquisa de Rio do Campo

Deixe seu comentário