Governador autoriza início das obras de reforma da Barragem de Ituporanga |
Idosos e as novas tecnologias
As novas tecnologias têm se mostrado importantes aliadas à qualidade de vida dos idosos. Com sua inevitável dependência, os avanços tecnológicos trouxeram impactos importantes ao grupo. O acesso à informática e à Internet, por exemplo, facilita o processo de comunicação. Assim, o idoso reduz seu isolamento e aprimora suas relações interpessoais com parentes e amigos em um ambiente de troca de ideias e informações.
No entanto, o declínio das habilidades cognitivas (dificuldades sensoriais, coordenação motora, capacidade de planejar e realizar uma ação), as dificuldades em relação à manipulação de eletrônicos e computadores (ligar e desligar, o tamanho da tela, das letras, manusear o mouse, coordenar as ações visuais e motoras, simultaneamente), entre outros aspectos, apresentam-se como desafios aos amados velhinhos.
Os filhos e principalmente os netos são os principais incentivadores dos avós. Mas entre os principais desafios que os familiares encontram ao procurarem incentivar os bons velhinhos, estão os problemas de saúde, em relação à visão e à memória; Medo de não aprender, medo de estragar o computador. E ainda, na maioria dos casos, o idoso não possui um computador em casa.
O JATV conversou com três idosas, já aposentadas, que falaram sobre os desafios que enfrentam com esta nova era tecnológica. Mas, além dos desafios, também mencionaram a importância de estar inserido nesse meio. Acompanhe.
Deixe seu comentário