logo RCN
Esporte

Garotos Riocampenses formam grupo de ciclismo

  • Arquivo pessoal -

Andar de bicicleta tem inúmeros benefícios. Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Pedalar melhora a resistência muscular. Você já viu algum ciclista pedalando com raiva? Isso é quase impossível porque pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação de prazer. Isso deixa a ansiedade, a depressão e o estresse bem longe. Esses e outros inúmeros benefícios são realmente comprovados.

Um grupo de jovens ciclistas está se formando em Rio do Campo, grupo chamado 'Respeite, um carro a menos'. Nem preciso dizer qual é a intenção dos meninos, não é mesmo? Os carros são responsáveis por grande parte da poluição, um litro de gasolina pesa cerca de 0.8 kg, mas quando queimado, o carbono que contém combina-se com o oxigênio atmosférico e produz cerca de 8.5 kg de dióxido de carbono. A poluição gerada pelos veículos de uma família que possui mais de um automóvel é, na maior parte das vezes, superior à poluição gerada pela mesma família na utilização de energia, produção de resíduos e outras atividades domésticas. 

Conscientes de tudo isso, no ano de 2018 cinco garotos, Vitor Ruan Cardouzo, Eduardo Lopes Manfrini, Leandro Beninca, Aron Pablo e Diogo Uliano se uniram "Já estávamos com algumas ideias e alguns projetos, então em agosto nos reunimos e começamos a colocar em prática". No projeto inicial os meninos queriam gravar suas aventuras com as bicicletas, mas o custo do equipamento, fez com que eles começassem, mesmo sem as câmeras. "Na verdade, a gente queria mesmo era gravar quando saíssemos para algum lugar, só que o custo é bem caro, claro que o fato de termos começado sem uma câmera não significa que desistimos da ideia, é algo que almejamos, e certamente conseguiremos futuramente", mencionam os garotos.

O grupo começou com 5 pessoas, mas já cresceu consideravelmente "Éramos apenas cinco integrantes e hoje somos em 16. O mais velho do grupo é o Harry da Silva que tem 16, e o mais novo é o José João, que tem apenas 10 anos", cita Eduardo Lopes Manfrini. 

Apesar de serem garotos com idades entre 10 e 14 anos, eles são bem organizados com os encontros e unidos quando o assunto é tomar uma decisão "Temos um grupo no whatsapp onde marcamos reuniões para decidir para onde iremos, todos podem dar sugestões, tanto de local, de data, horário, enfim, tentamos da melhor maneira decidir em conjunto algo que seja bom para todos", afirmam e ressaltam quanto à importância do planejamento das atividades "Sempre decidimos com antecedência para onde iremos, para deixar nossos pais avisados e irmos com cuidado e responsabilidade". A organização deles é invejável, até uniforme eles já têm. 

Os garotos vão longe em seus percursos, desbravando e conhecendo lugares do município, o último encontro, foi rumo ao famoso Morro de São Roque, na comunidade de Taiozinho. "Foi cansativo, mas divertido".

Se você gostou da ideia desse grupo de ciclistas, eles têm uma boa notícia "Nosso grupo está de portas abertas para quem quiser participar, gostando de pedalar, claro que com idade apropriada, tendo responsabilidade e o aval dos pais, com certeza será bem-vindo", finalizam os meninos. Para mais informações contate o garoto Vitor: (47) 98426-4686.

 

Integrantes:  

Vitor Ruan Cardouzo - 14 anos 

Eduardo L. Manfrini - 13 anos

Leandro Beninca - 14 anos

Alisson Losi - 13 anos

André Ramos - 14

Aron Pablo - 14 anos

Diego Florentino - 12 anos

Diego Coelho - 14 anos

Diogo Uliano - 13 anos

Gabriel Demarch - 14 anos

Ivan Franco dos Santos - 14 anos

Harry da Silva - 16 anos

João Gabriel - 13 anos

Lucas Eduardo Antunes - 12 anos

Nicolas Fontanive - 13 anos

José João - 10 anos


Anterior

Posto de bombeiros é um anseio da população

Próximo

Cuco é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Campo

Deixe seu comentário