O início do mês de maio é especial para Família Giacomozzi, a primeira semana deste mês marca o III encontro da família, que acontece, pelo segundo ano consecutivo, em Rio do Campo. O primeiro encontro aconteceu em 2018, em Taió, naquele ano a ideia de manter os encontros anuais com regularidade, foi lançada.
No encontro seguinte, em 2019, a festa migrou para Rio do Campo. No entanto, veio a pandemia e não foi possível realizar, isso 2020. Já neste ano, com enorme alegria e após meses de organização, Rio do Campo repetiu a organização do evento.
Os encontros são marcados pela presença, em média, de 75 pessoas, descendentes do casal João Giovanni Giacomozzi e Speranza Bertoldi, que tiveram 7 filhos: Álido, Veronica (in memoriam) Vitoria (in memoriam), Alício (in memorial), Arduino (in memoriam), Gentil (in memoriam) e Cecilia.
Speranza é filha de Vitória Dalmonico e Giacintho Bertoldi, que tiveram 11 filhos, inclusive um padre. João Giovanni é filho de Augusta Bertoli e Giovanni Antonio Giacomozzi, que nasceu em 26 de junho de 1875, no vilarejo de Segonzano, no Alto Adige, em Trento, na Itália e faleceu em 28 de maio de 1946, em Pouso Redondo, com a idade de 70 anos.
O pioneiro Giovanni Antônio e sua esposa Augusta Bertoli, tiveram 10 filhos, dentre ele João Giovanni, que foi homenageado na festa, por ter sido o patriarca desse ramo da família. Seu pai (Giovanni Antônio, o pioneiro), entretanto, teve outro casamento, pois, provavelmente ficou viúvo e casou-se novamente com Maria Augusta Paterno, tendo mais três filhos.
Neste ano, a novidade no encontro envolveu uma pesquisa histórica e complementos da genealogia da família Giacomozzi, que deriva da palavra “Giácomo”. Foi possível identificar 6 gerações da família, cujo registro começa com Antônio Giacomozzi e Maria Mativi, mas esse levantamento é ainda muito recente.
Os organizadores do evento esperam construir uma árvore genealógica mais completa para distribuir no próximo encontro, que ainda não está definido.
Deixe seu comentário