logo RCN
Saúde

Família do menino Lucas Alves fala do momento difícil

O mundo precisa de mais solidariedade. Não podemos ser indiferentes à realidade onde estamos inseridos. Bem perto, existem pessoas que podem ganhar ânimo para enfrentar dificuldades da vida com uma palavra ou um gesto. Ser generoso, ter a capacidade de se colocar na pele daqueles que choram. Espalhar amor. Solidariedade. É uma dádiva.

Na terça-feira, dia 19, a equipe JATV foi até a comunidade de Alto Rio do Campo, mais precisamente na propriedade de Joacir Alves e Luzia Tiburki, um casal de agricultores que no momento está passando por uma situação inesperada e difícil na família. Casados há 17 anos, tem como frutos do casamento dois lindos filhos, Lucas de 12 anos e a pequena Julia, a caçula da casa, com 5 anos.

Lucas, o primogênito da família, mesmo muito novo vem enfrentando uma grave enfermidade. "Tudo começou com algo que aparentava ser uma simples gripe, os sintomas eram os mesmos", conta o pai. Luzia diz que o garoto começou a reclamar de muitas dores de cabeça. "O diretor da escola do Taiozinho nos ligou algumas vezes por causa das dores, para irmos buscar ele, pois ele não estava bem. Levávamos no médico, dávamos medicação para gripe e de momento a dor aparentemente ia embora", menciona a mãe.

A situação começou a se agravar e Lucas teve que ser internado "Ele ficou alguns dias no hospital, onde foi solicitado uma tomografia e fomos encaminhados para Lages para o exame. O resultado inicial era que ele estava com sinusite", relata Luzia.

Os tratamentos para sinusite foram feitos, mas não houve resultados "Então o Dr. Cléber nos encaminhou para um otorrino, na cidade de Ituporanga, onde o Dr. Jorge fez um tratamento com uma medicação durante dez dia e depois solicitou uma nova tomografia", explica a mãe. O exame foi feito e no dia 15 de janeiro, dia do retorno de Lucas ao médico, Dr. Jorge deu o diagnóstico "O Lucas tem um tumor vascular nos seios paranasais".


A partir do diagnóstico o menino passou por diversos outros exames e sua situação é complicada "Dr. Jorge nos mandou para uma equipe médica em Florianópolis, eles solicitaram e fizemos uma ressonância, em Blumenau, e analisando as imagens, o tumor está bem grande, invadiu bastante, mas nos últimos dias ele vem apresentando melhoras". Lucas passou muitos dias com dores fortes, febre constante e sangramentos "Ele está mais estável agora, ainda sangra, mas não como antes. Ele vem apresentando melhoras", contam os pais.

Lucas, no momento está em casa, e o tratamento é rigoroso "A dieta dele é bem rígida, muitas coisas ele não pode de forma alguma comer, como o açúcar. São cuidados diários", diz a mãe e acrescenta que os médicos de Lucas estão preparados para eventuais emergências "Dr. Afonso, o médico de Florianópolis, do Hospital Infantil, também está acompanhando o caso, e já deixou as folhas de internação hospitalar, folhas de retorno preparadas, então qualquer coisa já tem tudo em mãos para levar ele".

Muitas idas e vindas ao hospital, exames e mais exames e a família vem arcando com tudo "São todos exames caros, gastamos bastante até o presente momento, mais de 5 mil reais e temos mais exames marcados, a angiotomografia, que é um exame necessário antes da cirurgia, custa mil reais, esse é o único que temos a possibilidade de não pagar, Dr. Afonso nos deu a opção de interná-lo, se internarmos, há possibilidades de não precisar pagar o exame".

O médico recomendou a cirurgia para a retirada do tumor, mas essa, por enquanto, não é a escolha dos pais "É uma cirurgia de alto risco, no momento nos recusamos a fazer, é algo muito delicado, o doutor deixou claro para nós todos os riscos, as sequelas e o procedimento cirúrgico". Antes da cirurgia é necessário que Lucas faça uma embolização, a embolização pré-operatória é um procedimento bem aceito pelos cirurgiões, pois ela reduz as perdas sanguíneas e facilita a remoção do tumor. "A própria embolização pode deixar sequelas e não é garantido que vai funcionar, e o custo dela é de R$ 53.000,00", explicam os pais.

Referente a cirurgia principal o valor é ainda maior, conta o casal. "Se o estado liberar a embolização, talvez consigamos fazer pelo SUS, mas se optarmos em fazer a embolização, caso de não podermos esperar e pagarmos por ela, teremos que procurar outro médico e fazer tudo particular, então o custo será de 200 mil reais". Por enquanto a família não decidiu referente a cirurgia.

O tratamento do Lucas segue em casa para que o tumor não aumente. Uma esperança da família é conseguir a pílula do câncer "Queríamos evitar a cirurgia, os riscos são enormes e as chances de dar certo são mínimas. Queríamos tentar o tratamento com a pílula, conversamos com o pessoal da Secretaria da Saúde do município e estamos aguardando um retorno do secretário", na visão dos pais, em princípio, é a melhor opção.

A família sente falta do menino alegre. "Ele não parava dentro de casa. É um menino que gosta de andar de bicicleta, jogar bola, pescar, um garoto muito feliz. No entanto, agora já não é o mesmo. Contudo, não vamos perder a esperança de ver nosso filho melhor", expressam os pais.

A comunidade riocampense está se mobilizando para ajudar a família "É nessas horas que vemos os amigos de verdade", afirma o casal. No dia 17 de março ocorrerá um bingo em prol do tratamento do Lucas, o evento vai acontecer no salão comunitário da comunidade de Taiozinho, em Rio do Campo, a partir das 13h30min. Os prêmios estão sendo arrecadados, e quem se sensibilizar com a causa pode doar algum brinde, algum valor em dinheiro, e claro, comparecer ao bingo.

Em meio ao momento de angústia, a família agradece "A todos que vierem nos dar um abraço, a todos que nos dão palavras de carinho, e que estão organizando o bingo, muito obrigado".

Essa matéria termina com as palavras do menino Lucas, com a voz muito agravada, respiração difícil, mas deixou algumas palavras "Quero mandar um abraço a todos". E visto que ele não está indo à escola e sente falta, expressou: "Estou com saudade dos meus amigos, dos meus professores".


Anterior

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Rio do Campo será dia 06

Próximo

Professora de Rio do campo é selecionada para concorrer a intercâmbio nos EUA

Deixe seu comentário