logo RCN
Arte

Desenhista Julho volta a produzir as charges para o JATV

O jovem Julho César Barcelos, de 22 anos, natural de Rio do Campo, atua na Casa de Cultura do município como chefe do departamento de Cultura, e também é instrutor de desenho.

Julho estudou na EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello e, conforme ele, foi justamente no período escolar que se descobriu como artista "Desde pequeno sempre gostei de fazer desenhos, a parede do meu quarto era sempre estampada de desenhos e pinturas feitas por mim, e até hoje é assim. Na escola adorava fazer desenhos engraçados como caricaturas dos colegas", cita.

O jovem conta que sempre teve dificuldades para se expressar, e a arte foi a única maneira que ele encontrou para ter voz e conseguir através dela reproduzir tudo o que pensa, vê, senti e acredita. "Em 2007 abriram alguns cursos em Rio do Campo e dentre eles tinha o curso de desenho artístico, o qual através de incentivo de algumas pessoas comecei a fazer. Apaixonei-me completamente, cursei por exatamente três anos e foquei só no desenho desde então", revela Julho.

Com os cursos Barcelos conseguiu seu primeiro emprego, também na Casa da Cultura, em Rio do Campo, como estagiário e professor de desenho. "Naquele período fiquei por exatamente dois anos. Atualmente vivo da arte, sou acadêmico pela Uniasselvi onde estudo Artes Visuais. E além de trabalhar auxiliando na coordenação da Casa de Cultura, realizo cursos e oficinas de desenho em Rio do Campo e no município de Taió", relata o desenhista.

Uma das técnicas que Julho desenvolve em sua arte pode ser classificada como realista. "Como trabalho na maioria das vezes com retratos, a minha arte é classificada como realista, mas algumas das minhas criações, muitas não publicadas, são surrealistas", explica.

Em 2016 o jovem desenhista aceitou o desafio de elaborar as charges para o JATV. "Era algo novo e realmente desafiador", expressa ele e acrescenta "Elaborar as charges é um trabalho não só com o JATV, mas também com todos os leitores do jornal, então requer comprometimento e muita criatividade. Quando iniciei, o fato de nunca ter feito um trabalho parecido, me deixava com um pouco de insegurança, mas fui muito bem acolhido pela equipe, que me ajudou muito. Resultou numa experiência única e de aprendizado! Só tenho a agradecer".

Você sabe o que é Charge? Charge é um tipo de ilustração que busca trazer de forma humorada e irreverente a visão sobre determinado aspecto da realidade. Charges são muito comuns em jornais e por isso elas têm também um cunho jornalístico, pois apresentam reflexões e pontos de vistas próprios sobre os fatos do dia a dia.

"É interessante ressaltar que em muitas situações as mensagens nas charges podem ser interpretadas de maneiras diferentes e isso aconteceu muito e vai continuar acontecendo, pois é algo que não depende exclusivamente do chargista, mas também do leitor", cita Julho.

Em 2018, devido a outros compromissos, infelizmente Julho César teve que parar com a elaboração das charges, mas neste ano, já a partir desta edição ele volta e afirma estar muito animado. "Nas charges sempre buscamos representação de assuntos importantes para a população e que estejam repercutindo no momento, trazendo ao leitor mensagens bem-humoradas, críticas e momentos de reflexão e descontração, o que continuarei trazendo em minhas sátiras", menciona.

Na primeira charge do ano Julho ilustra uma ideia de seu trabalho como chargista "O intuito da primeira charge de 2019 é mostrar um pouco desse trabalho, a realidade, e ao mesmo tempo nos familiarizarmos com o leitor. Desejo um ano abençoado a todos e que consigamos sorrir e ver a vida com bons olhos até nos momentos mais difíceis".


Anterior

O

Próximo

Prefeito Rodrigo fala das perspectivas para 2019

Deixe seu comentário