logo RCN
Rio do Campo

Crescimento de Rio do Campo acelera em 2019

  • Divulgação -

Dados revelam que município está entre os que mais crescem no Alto Vale

De acordo com o portal de Transferências Constitucionais da Federação Catarinense de Municípios - Fecam, Rio do Campo está entre os que mais cresceram em arrecadação de ICMS no Alto Vale. Isso significa que o município tem atraído novos investimentos e o movimento econômico cresceu. A boa distribuição de recursos públicos também é o reflexo do crescimento do município.

Numericamente, Rio do Campo ocupa a quarta posição no ranking, ficando pouco atrás de Taió, Presidente Getúlio e Ituporanga. Cidade maiores como Ibirama, Rio do Sul e Pouso Redondo registram um crescimento percentual inferior ao de Rio do Campo.  

O crescimento é uma comparação entre o primeiro trimestre de 2018 com o de 2019, onde Rio do Campo alcança um avanço de 19,1%.   

O Prefeito Rodrigo Preis comemora os resultados "Isso é sinal que nosso município está crescendo, a economia está sendo alavancada e o povo está investindo em Rio do Campo. Isso é gratificante pois é o resultado do nosso trabalho enquanto governo municipal".  

Este avanço deve impulsionar ainda mais o crescimento do município que hoje é referência em vários setores, tanto de gestão pública como de indústria, comércio e agricultura.  

Um dado que chama atenção é o crescimento de movimento econômico na área de Indústria e Comércio. No ano de 2015 o setor ocupava uma fatia de 13% da economia do município, em 2018 o percentual saltou para 24%.  

O Prefeito Rodrigo destaca a importância da valorização do comércio local no crescimento econômico do município "Isso quer dizer que o povo tá acreditando e investindo na nossa cidade também e isso vem valorizando. Nós víamos as pessoas comprando fora do município, mas vemos que o movimento está aumentando aqui dentro e é um bom sinal, pois está valorizando nosso comércio local", destaca.  

Além da Indústria e Comércio, o setor agropecuário tem um grande peso no movimento econômico de Rio do Campo. "O setor agropecuário, é o que mais movimenta, hoje representa mais de 60% em cima do movimento econômico. O setor de indústria e comércio vem tendo um crescimento expressivo, onde nos últimos anos mais que triplicou o movimento econômico, mas temos a agropecuária que vem prevalecendo. Em função disso a arrecadação do município também melhora, isso mostra também que agora o município está aí para atender nossa comunidade", comenta o Prefeito.  

"Com o pouco recurso que temos ainda estamos fazendo o melhor em todas as áreas. Na saúde, a quantidade de gente que passa pelas Unidades todos os dias, os atendimentos no interior. A nossa educação, fazendo o melhor atendimento para nossos alunos, seja na educação infantil, no fundamental e no apoio aos universitários. Em todas as outras áreas, seja na agricultura, nas obras, sempre procurando fazer um bom atendimento na questão de estradas. Em todas as áreas somos bem focados em fazer o melhor", comenta Rodrigo.  

O Prefeito cita que a competência da equipe de governo é fundamental para o crescimento do município "Quero deixar o agradecimento a todos os secretários por estarem sempre tentando aplicar o recurso da melhor forma possível, de forma conjunta com administração. E também os servidores públicos que estão sempre empunhados para fazer sempre a mais que a sua função, sempre à disposição do município para estar atendendo a nossa comunidade", explica.   

Com uma melhor arrecadação, o município pode fazer "Se não fizermos é porque realmente temos essa limitação financeira que não é só de Rio do Campo, mas sim de todos os municípios. No entanto com esse pouco recurso ainda sempre tentamos fazer o melhor trabalho. Estamos de portas abertas e esperando novos investimentos no município, novos empreendedores para o município. A questão do transporte universitário que vai deixando o jovem no município, e o jovem com espírito empreendedor vai ficar na nossa cidade e permanecer na nossa cidade. A questão de capacitação, cursos, isso com certeza tem um reflexo na economia porque o nosso agricultor vai produzir mais e vai aumentar o movimento agropecuário como ele vem aumentando já", finaliza. 

Assessoria de Imprensa

Anterior

Rio do Campo terá Semana da Saúde Visual

Próximo

Posto de saúde do centro de Rio do Campo começa a atender a noite

Deixe seu comentário