Vizinhos denunciam casa com mais de 200 gatos no Alto Vale |
“Um laço forte, real e duradouro, embasado em amor, respeito, fé e perseverança!” Para os filhos, netos e bisnetos, esta expressão é a que melhor define a união de Aristides e Maria de Lurdes Bogo, e é por esse motivo que se consideram abençoados por Deus em poder, recentemente, vivenciar e celebrar as Bodas de Diamante do casal.
Aristides é filho de Emilio e Tranquila Bogo, o filho mais velho de uma família com 14 irmãos e Maria de Lourdes é filha de Antonio e Antonia Haveroth, a quinta filha de uma família de 11 irmãos. Eles se conheceram no ano de 1960, na localidade de Taiozinho, Rio do Campo, em um passeio no morro de São Roque, passeio comum que a juventude fazia na época para se divertir junto com irmãos e amigos. Aristides estava a passeio, pois, estudava fora em um colégio de padres, mas não tardou para retornar para Taiozinho, onde suas famílias residiam e, pedir a mão de Lourdes em namoro.
O noivado também não demorou para acontecer e no dia 17 de novembro de 1962, há 60 anos, casaram-se em uma capela da Igreja Católica de Taiozinho. O casamento foi celebrado pelo Padre Paulino, após a celebração, os convidados, a maioria familiares, foram recepcionados na casa do pai da noiva.
Após o casamento, Aristides e Maria de Lurdes continuaram residindo na localidade de Taiozinho, ela trabalhando nos afazeres domésticos e na costura e ele trabalhava no ramo madeireiro, primeiramente em uma marcenaria e posteriormente em uma Serraria que empregava muitos funcionários na localidade.
Um ano e um mês após a cerimônia do casamento tiveram o primeiro filho: Luiz Edison, seguido de mais quatro irmãs: Elizabeth, Janete, Marionete, que faleceu no primeiro ano de vida, e a caçula, Maristela. E, em 1982, adotaram a recém-nascida Vanessa.
Dona Lourdes, como é conhecida, conta que tiveram muitos momentos difíceis durante esta jornada de 60 anos de casamento, um deles foi a morte da filha e outro a mudança para Sinop no Mato Grosso, além de ter enfrentado algumas doenças “Mas, nunca faltou amor, fé e paciência para ultrapassarmos todos esses momentos difíceis e seguir nossa jornada”, expressa Lurdes.
A costureira relata também que foram muitos os momentos felizes, e destaca o nascimento dos filhos, netos e bisnetas. Aristides e Maria de Lurdes têm, hoje, 11 netos e 3 bisnetas. Outro momento feliz e especial para o casal foi o de realizar o sonho das bodas de diamante “Poder comemorar as bodas de diamante e, poder comemorar com a presença de familiares e amigos era um sonho”, ressalta Dona Lurdes.
Senhor Aristides e dona Lurdes, que ainda residem na comunidade de Taiozinho, em Rio do Campo, onde se conheceram há mais de 60 anos, são exemplos de uma união embasada no amor, na fé e na perseverança.
Deixe seu comentário