logo RCN

Igreja Matriz de Rio do Campo realizará missas diárias durante a Quaresma de São Miguel

A Igreja Matriz de Rio do Campo inicia nesta quarta-feira, 15 de agosto, o período dedicado à Quaresma de São Miguel. Esta celebração ocorre nos quarenta dias que antecedem o Dia de São Miguel, também conhecido como Festa dos Arcanjos, que será comemorado no dia 29 de setembro.

Durante a Quaresma de São Miguel, a Igreja Matriz de Rio do Campo realizará missas diárias. A partir de quinta-feira, 15 de agosto, as missas serão celebradas às 6h da manhã, de segunda a sábado, e aos domingos, às 8h30.

A Quaresma de São Miguel tem suas origens na devoção de São Francisco de Assis. Segundo Frei Gustavo Medella, coordenador de comunicação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, além da Quaresma tradicional que precede a Semana Santa, São Francisco de Assis realizava outras duas quaresmas anuais, uma delas sendo a Quaresma de São Miguel. São Francisco, conhecido por sua devoção aos Arcanjos, realizava essa prática com o intuito de conduzir as almas ao Céu.

Frei Gustavo destaca que, durante uma Quaresma de São Miguel no Monte Alverne, em 17 de setembro de 1223, São Francisco recebeu as chagas de Cristo, uma manifestação de sua identificação com a Paixão de Jesus. A Quaresma de São Miguel é dedicada à oração, ao jejum e a exercícios penitenciais, com a possibilidade de apresentar intenções pessoais.

São Miguel, juntamente com São Gabriel e São Rafael, faz parte da hierarquia dos Arcanjos, a mais alta entre os anjos. O nome "Miguel" em hebraico significa "Quem como Deus", e ele é conhecido por sua representação como defensor do Trono Celeste, combatendo as forças do mal. As referências a São Miguel estão presentes no Antigo Testamento, no livro de Daniel, e no Novo Testamento, no livro do Apocalipse e na Carta de São Judas.

Com a popularização da Quaresma de São Miguel, especialmente através da internet, a devoção tem se tornado mais acessível por meio de livros, devocionários, sites católicos e vídeos. Frei Gustavo ressalta que a prática visa promover a conversão pessoal e ações concretas de melhoria espiritual.

A Quaresma de São Miguel será observada na Igreja Matriz de Rio do Campo até o dia 28 de setembro, véspera da Festa dos Arcanjos.​​​


Fonte: JATV/Canção Nova​

Vídeo flagra irregularidade em Pesquisa Eleitoral de Rio do Campo Anterior

Vídeo flagra irregularidade em Pesquisa Eleitoral de Rio do Campo

Rio do Campo registra temperaturas negativas nesta terça-feira Próximo

Rio do Campo registra temperaturas negativas nesta terça-feira

Deixe seu comentário