Na segunda-feira, dia 26, a Unidade Sanitária do Centro de Rio do Campo fará duas ações especiais. Em alusão ao "Outubro Rosa", das 7h às 19h, haverá coleta de preventivos e orientações para o auto exame das mamas. 

Também conhecido como papanicolau, é feita uma coleta de uma amostra do material do colo do útero para análise da natureza das células - e, eventualmente, detectar a presença de alterações. A coleta é rápida, indolor e simples, podendo causar leve desconforto em casos onde a mulher tem dificuldade para relaxar a musculatura. O material é avaliado em laboratório e, em até 7 dias, o resultado é apurado. Para realização do exame, é necessário que a paciente não esteja em seu período menstrual.

O exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. É considerado o principal método para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%.


Poliomielite

Nesse mesmo horário, a unidade de Rio do Campo estará aberta para que as crianças de um a cinco anos incompletos possam receber a vacinação contra a poliomielite.


O que é Poliomielite?

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus de gravidade extremamente variável: o Poliovírus.

Essa doença pode afetar tanto adultos quanto crianças, mas por ser mais contraída na infância, ficou conhecida como "paralisia infantil".

Esse é o principal motivo do Ministério da Saúde reforçar o apelo para a vacina contra Poliomielite nos primeiros anos de vida.

Não há registro de casos de Poliomielite no país desde 1989 e isso fez com que, em 1994, o Brasil obtivesse o certificado de erradicação do poliovírus selvagem autóctone pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).