
Saúde Mental
Afinal, as aulas presenciais em 2020, voltam ou não? Esta é uma das principais dúvidas que vem envolvendo comunidade escolar, alunos e familiares. No final da semana passada, uma notícia foi divulgada que o retorno das aulas presenciais neste ano está praticamente descartado. A decisão seria com base nas orientações da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).
Para falar sobre a possível decisão, o JATV entrevistou a secretária de educação do município de Rio do Campo, Andréa Giovana Leite Andreani. Andréa também falou como está o andamento do ensino de forma não presencial. Confira.
JATV: As aulas presenciais nas escolas municipais retornarão neste ano em Rio do Campo?
Andréa Giovana: Possivelmente não, devido aos alertas pandêmicos em Santa Catarina fica difícil organizarmos um retorno seguro para os nossos alunos, estamos aguardando orientações mais seguras do Ministério da Saúde para definirmos esta situação. Segundo recomendações da FECAM (Federação Catarinense dos Municípios) e UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação), um retorno neste momento implicaria nos esforços que estão sendo realizados para honrar todos os protocolos de segurança e não para a aprendizagem dos nossos alunos.
JATV: Essa decisão é para escolas e também para os CEI's?
Andréa Giovana: Como disse anteriormente, não existe ainda uma decisão final, estamos observando o quadro pandêmico para tomarmos uma decisão, essa decisão será com base em estudos e orientações superiores dos órgãos competentes.
JATV: Como o município se adequou a essa nova realidade de aulas a distância?
Andréa Giovana: As escolas foram fechadas, mas a educação e aprendizagens continuam. Iniciamos o trabalho não presencial amparado legalmente pela Resolução do Conselho Municipal de Educação de Rio do Campo nº 01/2020, de 01 de abril de 2020, a qual dispõe sobre o regime de atividades escolares não presenciais no Sistema Municipal de Educação de Rio do Campo, para fins de cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do Coronavírus. Disponibilizamos Internet aos alunos que não a possuíam por meio de uma parceria com as empresas RC Net e Webernet, os quais instalaram equipamentos sem custo ao aluno e disponibilizaram sinal gratuito por um mês. Temos 8 famílias localizadas em áreas que não foram possíveis de levar o sinal de internet, então, organizamos o atendimento individualizado na escola ou na residência em dias e horários marcados entre professor e aluno, para as devidas explicações dos conteúdos e entrega de materiais.
JATV: Qual tem sido o feedback dos professores sobre esse novo tipo de aula?
Andréa Giovana: Os professores planejam as atividades não presenciais, honrando sua carga horária diária, registrando e arquivando as atividades desenvolvidas. Organizam e disponibilizam aulas via ambientes virtuais de interação, como apresentação de slides, vídeos, registros escritos e outros, sendo que o principal canal de acesso foi a plataforma EDUCACIM. Aos que não possuem acesso à internet viabilizamos a entrega semanal de materiais impressos e atendimento individualizado. Nossos professores estão de parabéns, pois todos se reinventaram e as barreiras digitais foram superadas.
Realizamos Webs semanalmente para troca de ideias e orientações, são nestes momentos que os professores relatam suas estratégias e experiências.
JATV: Muitos pais já disseram que não mandariam seus filhos para escola esse ano, mesmo com a liberação. Isso pode ter pesado na decisão?
Andréa Giovana: Mesmo que ainda não haja uma decisão oficial, sabemos que o retorno neste momento não é seguro e será um confronto à segurança de nossos alunos.
JATV: Sem aulas, as unidades de ensino receberam ou receberão algum tipo de melhoria estrutural?
Andréa Giovana: Sim. Estamos utilizando este momento para realizar melhorias nas nossas unidades e reforma nos parques de todas as unidades de educação infantil. Essas reformas estão sendo realizadas por alguns servidores que fazem parte do grupo de risco, por ser um trabalho isolado e seguro para o momento. Contratamos a construção de uma cobertura no estacionamento e pintura no CEI Andorinha. Nas próximas semanas iniciaremos a ampliação na EMEB Santa Maria, obra conquistada por meio do Deputado Alba e recurso próprio.
E, uma grande aquisição para nossa administração: nos próximos dias receberemos um ônibus rodoviário de 46 lugares, no valor de R$ 524.000,00. Este será utilizado no transporte dos alunos no município e no deslocamento de nossos universitários, garantindo conforto e segurança aos nossos munícipes.
Temos planejado melhorias na EM Prefeito Hilário Preis, entre elas, uma cobertura para a quadra de areia.
JATV: Os alunos sofrerão algum tipo de prejuízo nesse ano letivo?
Andréa Giovana: Segundo as avaliações realizadas por nossos professores, os alunos estão acompanhando as atividades com bom rendimento e desenvoltura. Temos problemas sim, mas em cada dificuldade procuramos estratégias para superá-las, através do árduo trabalho de nossos professores e estagiárias que estão auxiliando diretamente esses alunos. Buscamos junto às famílias esse auxílio, pois são elas nossas grandes parceiras neste momento vivido.
JATV: Recado e considerações finais da Secretaria Municipal da Educação de Rio do Campo à comunidade escolar.
Andréa Giovana: Vivemos um momento único até os dias atuais. Nossos professores estão de parabéns por estarem se reinventando e levando a educação aos lares de nossos alunos. Aos pais: Obrigada! Sem as famílias não conseguiríamos ir tão longe! Com certeza, este momento vivido de proximidade aos filhos ficará na memória de cada um.
O conhecimento é fundamental no desenvolvimento de cada aluno para que juntos possamos construir um mundo melhor por meio da educação.
ÚLTIMAS
Saúde Mental
Saúde
Acidente
Professores de SC
Peixe alienígena
Alto Vale do Itajaí
Alto Vale do Itajaí
Indaial
Ligação Alto Vale e Planalto Norte
Educação
Tempo
Deixe seu comentário