
Tempo
Divulgação/Secretaria de Saúde de Rio do Campo -
Impetigo é uma infecção bacteriana comum que atinge as camadas superficiais da pele.
O impetigo é causado por uma bactéria, o Staphylococcus aureus, o Streptococcus pyogenes, ou, ainda, ambos.
Uma pessoa pode adquirir a doença quando for exposta à bactéria principalmente quando entra em contato com feridas de alguém que já está infectado 1ou quando entrou em contato direto com itens compartilhados como roupas, lençóis, toalhas e até mesmo brinquedos.
Os fatores que aumentam o risco de impetigo incluem:
Os principais sinais e sintomas de impetigo são:
Entre os especialistas que podem diagnosticar impetigo estão:
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
Os médicos costumam diagnosticar impetigo por meio da observação clínica, dando especial atenção às feridas presentes na pele. Normalmente, testes de laboratório não são necessários para confirmar o diagnóstico.
Mas, caso as feridas não melhorem com o tratamento, o médico deverá avaliar se as terapias utilizadas estão sendo seguidas e realizadas corretamente pelo paciente.
Os antibióticos são a principal forma de tratamento do impetigo. Eles podem ser aplicados diretamente nas feridas por meio de creme ou pomada, ou também podem ser ministrados oralmente, em doses pré-definidas pelo especialista.
Atenção: certifique-se de tomar os antibióticos até o final do prazo estabelecido pelo médico, mesmo que as feridas já estejam curadas. Isso ajuda a evitar resistência bacteriana.
ÚLTIMAS
Tempo
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Segurança
Rio do Campo
Deixe seu comentário