A convite da bancada do PSD, o Secretário Executivo da Agência Regional de Taió Jardel Fronza participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Rio do Campo na última segunda-feira (18). A visita teve como objetivo a apresentação do novo Secretário que assumiu recentemente a Agência.

Após a apresentação, abriu-se espaço para questionamentos onde os vereadores cobraram providências do Governo Estadual em diversas questões. O ponto mais citado foi a implantação de lombadas na SC-427.

Para o vereador Alexandro Losi (PMDB), a situação é favorável para a implantação de lombadas. Ele lembra que há uma empresa realizando uma pavimentação asfáltica no centro da cidade, o que poderia facilitar o trabalho. Fronza diz que vai analisar a situação e averiguar a legalidade para realizar o serviço.

O vereador lembrou ao secretário que diversos acidentes ocorrem no trecho, inclusive ocorrências fatais. Esse pedido foi reforçado pelos demais vereadores.

Diversos pedidos já foram protocolados e encaminhados ao Governo. Um abaixo assinado foi entregue nas mãos do Governador Raimundo Colombo em 2015.

O Presidente da Câmara, Antonio Carlos Contezini (PSDB), dirigiu-se ao Secretário com indignação. Contezini afirmou que mesmo com muito esforço, nenhum pedido foi atendido até o momento.

Trecho da Santinha

"O problema é geológico e ninguém teve culpa".
Jardel Fronza

Jardel Fronza diz que já procurou providências para caminhar em busca da solução para o local. Mas afirma que o Estado está com dificuldades financeiras.

Ligação asfáltica com o Planalto Norte

O vereador em exercício, Ricardo Preis (PT), questionou Jardel Fronza sobre a ligação asfáltica do Alto Vale do Itajaí com a BR-116, no Planalto Norte. O Secretário disse que este é um ano difícil e sugeriu ao vereador que "não espere muita coisa". Já sobre o projeto, Jardel diz que há um certo encaminhamento.

Outros pedidos

O vereador Valmir Saquetti (PSD) solicitou ao Secretário a limpeza de bueiros às margens da rodovia que liga Rio do Campo à Santa Terezinha. Os locais têm diversos pontos com aquaplanagem quando chove o que também já resultou em saídas de pista.