
Saúde Mental
Recentemente um grupo de atletismo de Rio do Campo vem se destacando na região e até em competições fora do estado. O grupo, que leva o nome da Academia Studio Küster do profissional em Educação Física Saulo Córdova Küster, surgiu de forma inusitada há apenas alguns meses. São 18 integrantes, dos quais 15 são atuantes e desenvolvem a prática da corrida de rua.
O projeto surgiu quando uma instituição financeira que precisava de atletas para preencher vagas em uma competição de corrida procurou Saulo. küster cita que pouco tempo antes do convite ele havia feito um curso na área "Já tinha um conhecimento. Fiz um curso em Rio do Sul com o profissional e mestre, Lazaro Pereira Velásquez, de Cuba. Então, passei a observar e conversar com o pessoal, em potencial, e começamos a treinar, foi assim que surgiu o grupo".
Cada integrante da equipe recebe uma planilha semanal de treinos e conforme vão desenvolvendo dão feedback ao professor. Saulo tem 36 anos, possui licenciatura e bacharelado em Educação física, é pós-graduado em Periodização do Treinamento Desportivo e também em Psicomotricidade, e ainda possui vários cursos técnicos e profissionalizantes em sua área de atuação.
O grupo já participou de cinco competições. De forma individual alguns atletas também já se destacaram e o treinador fala com orgulho do desempenho da equipe "O desempenho é excelente, o resultado deles foi muito rápido, tento passar da melhor forma possível os conhecimentos que adquiri e eles têm aproveitado isso ao máximo", garante Saulo.
Segundo o treinador, o esforço próprio é a chave mestra do atletismo "Depende somente do indivíduo. Não adianta ter o melhor médico, o melhor nutricionista ou o melhor preparador físico se o atleta não quiser treinar, se alimentar corretamente e seguir o que é orientado, não terá resultado nenhum. É aquele chavão: planta, colhe", cita.
Bento Gonçalves, em RS, foi o último destino do grupo de corredores da Academia Studio Küster, no domingo, dia 10, onde 11 atletas participaram da Maratona do Vinho. Para o treinador essa competição foi uma prova de fogo "A viagem era longa, viemos de um recente final de ano, treinando menos, noite anterior dormindo em alojamento, mas cada um deu o seu máximo. Foi uma competição muito emocionante de superação total em tudo, superamos expectativas, rompemos a barreira do cansaço da viagem, foi gratificante", conta Saulo.
As competições proporcionam momentos incríveis, afirma Küster "Durante uma corrida incentivei muito um cara que me ultrapassou dizendo: 'vai, vai, você vai conseguir'; ao final da corrida ele voltou e me agradeceu. Por fim, contou que era um transplantado, que havia feito um transplante de coração. O esporte proporciona isso, você conhece pessoas e histórias incríveis".
Novos eventos já estão programados para o grupo e eles seguem com os desafios "Nossa próxima prova é uma novidade e um desafio para todos, literalmente. Será uma corrida de obstáculos, em uma fazenda, e será em Dona Ema no mês de abril, fica o convite para quem quiser prestigiar o evento", menciona Saulo.
Küster termina com agradecimentos "Sou grato a Deus por tudo. À minha esposa Samara que é nosso braço direito, uma peça indispensável no grupo. Agradeço todos sem exceção, aos integrantes pelo comprometimento e esforço, também aos nossos colaboradores e ao prefeito Rodrigo que nos deu apoio. E é isso aí, vamos correr. Sempre digo: Corra e descubra, o mundo da corrida é incrível".
O jovem Erick Pereira é um dos destaques do grupo
Aos 18 anos, o jovem Riocampense Erick Afonso Pereira é um atleta que vem se destacando no grupo de corrida de rua. Antes de ingressar na equipe Erick já realizava treinos de corrida com o professor Saulo. "Sempre fui muito ativo em relação a atividades físicas, desde que me lembro treinei e pratiquei várias modalidades esportivas, futebol foi uma delas. O atletismo é mais recente, conforme fui treinando, foi aumentando a paixão por correr", explica o jovem.
Erick conta como se prepara para as corridas "Treino musculação há 3 anos, devido ser cliente da academia passei a treinar corrida desde agosto de 2018. Recebo planilhas semanais do meu treinador, Saulo, cerca de quatro vezes na semana e intercalo com musculação preparada e voltada à corrida", revela o atleta.
ÚLTIMAS
Saúde Mental
Saúde
Acidente
Professores de SC
Peixe alienígena
Alto Vale do Itajaí
Alto Vale do Itajaí
Indaial
Ligação Alto Vale e Planalto Norte
Educação
Tempo
Deixe seu comentário