O agricultor e vereador Diomar Sadlowski, popular 'Cuco', tem 38 anos, sempre residiu na comunidade de Varaneira, em Rio do Campo, foi eleito ainda em 2018, no final do ano, como o novo presidente da Câmara de Vereadores do município, função que até então era ocupada pelo vereador Antonio Carlos Contezini (PSDB).

Cuco está no seu segundo mandato como vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) o qual, sempre foi filiado.

Nesta semana o JATV entrevistou o vereador Diomar que falou sobre sua atuação à frente da Casa Legislativa do município. Acompanhe.

JATV: Qual o sentimento de fazer parte do poder legislativo do município?

Diomar: Para mim é uma grande satisfação, e mais ainda por já estar no meu segundo mandato. A satisfação vem pelo fato de conseguir levar recursos para a comunidade. Sou o único fumicultor dentro da Câmara de Vereadores, pra mim é um privilégio. Sendo agricultor, sei das dificuldades que há no campo e vejo a necessidade de prestar apoio a essa classe de trabalhadores. Claro que não se consegue resolve tudo, mas venho dando o meu melhor para todos do município, principalmente aos moradores das comunidades do interior.

JATV: Você já foi presidente da Câmara de Vereadores em outro período. Como você se sente em ter pela segunda vez a oportunidade de estar à frente da casa legislativa?

Diomar: Fui presidente da casa em meu primeiro mandato, no ano de 2014, fiquei um ano na frente da mesa diretora. Agora recebi novamente a oportunidade, e com grande satisfação durante esse ano serei presidente da casa legislativa. Fico grato pela confiança dos meus amigos vereadores.

JATV: Com quantos votos foi eleito e em qual período ficará na presidência?

Diomar: Para exercer o mandato atual como vereador, recebi 333 votos da população e fui reeleito, 50 votos a mais que recebi no meu primeiro mandato. Para compor a mesa diretora da Câmara, em 2019, recebi cinco votos a favor e quatro contra dos colegas legisladores.

JATV: O que, em sua opinião, mudará diante do novo cenário político do Brasil para o município?

Diomar: Como vereador do PT, sigla que estava no mandato do Brasil por 14 anos, vejo que tivemos uma grande perda. Em questão de deputados e até do presidente. Muitos recursos vieram para nosso município através da sigla. Hoje, com essa mudança de governo, não havendo lideranças de frente do PT, os recursos, de certa forma, serão barrados. Ainda mais que não temos nenhum vereador do PSL em nosso município, fica tudo mais complicado para buscarmos recursos. Antes, tínhamos uma linha direta para buscar verbas, porém, já não é mais assim. Tínhamos o deputado federal Décio Lima (PT), tanto que mais de 500 mil vieram para nosso município através dele para aquisição de implementos, porém, ele não se reelegeu. Hoje contamos apenas com o deputado federal Pedro Uczai (PT), que já está trabalhando em conjunto com o município, e foi o único deputado federal do nosso partido que se elegeu em Santa Catarina. Considero como um ponto positivo, visto que nosso prefeito é da mesma sigla.

JATV: Na presidência, como você pretende conduzir a Câmara?

Diomar: Pretendo continuar o trabalho excelente do ex-presidente Antonio Carlos, o popular Alemão, com a parceria com os demais vereadores isso será possível, claro, juntamente com o poder executivo.

JATV: O que os munícipes podem esperar de você como presidente?

Diomar: Estou à frente da Câmara literalmente para ajudar, o que estiver no meu alcance para fazer, estou disposto, principalmente disposto a trazer melhorias para o município.

JATV: Gostaria de deixar algum agradecimento?

Diomar: Agradeço, primeiramente a Deus, a minha família. Agradeço aos meus eleitores, quero continuar fazendo um bom trabalho nesses últimos dois anos de mandato. Sou grato pela confiança de todos.