logo RCN
Rio do Sul

Prefeitura de Rio do Sul inicia serviço de pesagem de caminhões

Recolhimento de lixo será fiscalizado diariamente, assim como entrega de materiais para a Secretaria de Obras

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Por: Assessoria de Imprensa


Entrou em funcionamento na Secretaria de Obras e Agricultura em Rio do Sul, a balança para pesagem de veículos de transporte de resíduos sólidos e materiais. Assim, a prefeitura conseguirá saber, diariamente e, por conta própria, quanto cada um dos caminhões de coleta de lixo recolhem na cidade, além da quantidade exata fornecida de materiais adquiridos pela prefeitura como brita, areia ou outros produtos.

A balança tem capacidade para pesagem de veículos e carga completa de até 100 toneladas. Certificada pelo Inmetro, o equipamento é uma novidade já que antes, não era possível verificar a pesagem correta dos caminhões de fornecimento. A pesagem dos veículos que transportam resíduos sólidos é feita apenas no aterro sanitário localizado na cidade de Otacílio Costa.

Todos os caminhões de coleta de lixo serão pesados vazios no início do dia e depois cheios, antes de seguirem para o transbordo. Lá, a carga é passada para carretas maiores, que se dirigem ao aterro.

O prefeito José Thomé acredita que esta ação traz mais transparência para o serviço e é mais fácil ter o real conhecimento de quanto de lixo é gerado na cidade, assim como quais bairros têm maior ou menor demanda de recolhimento.

Além da balança para pesagem dos veículos, outras ações já foram implantadas para aumentar a transparência na coleta de lixo em Rio do Sul. Há câmera de monitoramento na região do transbordo do material, rastreamento e acompanhamento da rota diária dos caminhões, revisão das rotas e a atuação de empresa especializada para educação ambiental, com foco voltado na redução da geração de lixo sólido, além da conscientização sobre a reciclagem.

Rio do Sul gera menos lixo que a média nacional

Levantamento do departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Rio do Sul mostra que em 2019 foram geradas 14.919,84 toneladas de resíduos sólidos na cidade. Em média, cada habitante de Rio do Sul gera em torno de 590 gramas de lixo por dia, abaixo da média brasileira que é de 800 gramas por dia.

Anterior

Prefeitura de Rio do Sul inicia serviço de pesagem de caminhões

Próximo

Motociclista sofre ferimentos médios em acidente, em Ibirama

Deixe seu comentário