O Governo de Santa Catarina anunciou, na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial do Estado, o lançamento de licitações para obras e serviços de infraestrutura relacionados às barragens de contenção de cheias no Vale do Itajaí. O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (Codensul) divulgou a informação aos seus membros no fim de semana.
Uma das licitações diz respeito à construção de uma barragem no Rio Itajaí Mirim, localizada em Botuverá. A concorrência para a contratação de uma empresa especializada na execução de projetos e obras será iniciada em 17 de dezembro, com a expectativa de que o governo busque o menor preço para a realização da obra.
Outra licitação publicada envolve a construção de uma barragem no Rio Taió, no município de Mirim Doce. Assim como em Botuverá, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil será responsável pela contratação, com a disputa pelo menor preço também agendada para 17 de dezembro.
Além das construções, foi anunciada uma licitação para serviços de manutenção eletromecânica preditiva, preventiva e corretiva das barragens Sul, em Ituporanga, e Oeste, em Taió. A abertura da sessão para essa licitação está programada para o dia 19 de novembro.
O governo estadual destacou que essas iniciativas visam fortalecer a segurança e a eficiência das barragens que compõem o sistema de mitigação de enchentes na região. O investimento em infraestrutura é considerado fundamental para reduzir riscos e proteger as comunidades locais durante os períodos de cheias.
A licitação das barragens é parte de um esforço mais amplo do estado para garantir a segurança hídrica e promover o desenvolvimento sustentável nas áreas afetadas por enchentes. As obras também devem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local e para a preservação do meio ambiente na região.
Foto/crédito: Ascom Ituporanga/Reprodução
Deixe seu comentário