logo RCN
Chuva

Defesa Civil de Rio do Sul altera cota de inundação já prevendo chuva desta semana

A Defesa Civil de Rio do Sul está avaliando os modelos climáticos de chuva previstos para esta semana no Estado. Com previsão que varia de 80 a 150 milímetros a partir de quarta-feira (22), o órgão alterou a cota de inundação para 12 metros e a cota de atenção para 13 metros.

Para se chegar a este cenário, existe a previsão do nível do rio baixar gradativamente até quarta-feira, mas é necessário também considerar que as barragens de Ituporanga e Taió estão com toda a sua capacidade comprometida.

O prefeito José Thomé avalia que a cidade poderá novamente passar por momentos de tensão, por nova elevação do nível do rio na cidade, mas, ao mesmo tempo, orienta que as pessoas que estão em processo de limpeza de suas casas ou empresas, podem continuar nesse processo, mas por prudência, não retornem com equipamentos ou móveis.

“O cenário é desolador por prevermos mais uma subida do rio, em níveis de 12 metros ou até mais. Vamos avaliar a condição dos diferentes modelos ao longo dos dias e divulgar alterações, mas os moradores precisam estar cientes e entender que mexemos na cota já por prudência prevendo um volume considerável de chuva na semana”, destacou.


Prefeitura de Rio do Sul não terá atendimento nesta segunda-feira no prédio central

Também atingido pela enchente em cerca de um metro, o primeiro piso do prédio central da prefeitura de Rio do Sul precisa ser limpo e organizado para atendimento. Além disso, o cabeamento de internet foi danificado e precisa de manutenção, o que não permite acesso dos sistemas. Por conta disso, toda a estrutura não terá atendimento ao público nesta segunda-feira, inclusive nas secretarias que ficam no segundo piso, como Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Jurídico e Gestão de Governo.

Os funcionários estarão mobilizados na organização e limpeza do prédio e durante o dia será avaliada a possibilidade de reabertura para atendimento. Enquanto isso, continuam disponíveis os serviços via sistema. A Casa do Empreendedor Osni Sens, também atingida, atende pelo WhatsApp (47) 3300-1114.

A coleta de lixo orgânico em Rio do Sul nesta segunda-feira (20), atenderá algumas regiões de forma excepcional, de acordo com a capacidade de chegada dos veículos e a demanda. As regiões das ruas Rui Barbosa, Dom Pedro II, Princesa Isabel, Dom Bosco e a alameda Aristiliano Ramos e a avenida Oscar Barcelos vão ter o recolhimento, além das regiões do Hospital Regional e da UPA 24h. Os 21 abrigos abertos para atendimento dos desabrigados também terão recolhimento. O cronograma aos poucos voltará ao normal, mas ainda está sendo feito de forma provisória, já que os caminhões que levam o lixo para o aterro, não têm passagem pela BR-470 e poderão ficar lotados.

Pede-se aos moradores que não serão contemplados com o recolhimento nestes primeiros dias da semana, que armazenem o lixo de forma adequada e aguardem os comunicados da prefeitura para encaminhamento. Também pede-se que o lixo doméstico não seja misturado aos entulhos da enchente, que podem ser depositados nas ruas.


Orientações para o recolhimento de entulhos em Rio do Sul

A Defesa Civil de Rio do Sul recomenda aos moradores da cidade que os entulhos gerados pela enchente sejam deixados sempre na área da rua, onde há estacionamento, e não nas calçadas. Desta forma, as máquinas poderão carregar o entulho mais rapidamente. Se deixar na calçada, o recolhimento é mais demorado pois depende do apoio de pessoas. Apenas fica a orientação para que o depósito não interfira no trânsito de veículos. E ao mesmo tempo, liberando as calçadas para os pedestres.

A prefeitura de Rio do Sul terá reforço de máquinas para o recolhimento de entulhos. Pelo menos oito cidades já confirmaram ao prefeito José Thomé que vão ceder equipamentos e funcionários para ajudar na limpeza e recolhimento de materiais. As atividades devem começar nesta segunda-feira (20).


Unidades de saúde que abrem nesta segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul divulgou a lista das unidades de saúde que estarão abertas para atendimento nesta segunda-feira (20). Algumas delas estarão com equipe reduzida por conta de profissionais ilhados, mas o atendimento segue normal, com pelo menos um profissional de enfermagem ou médico.

Terão atendimento as unidades do Bela Aliança, Boa Vista, Bremer, Fundo Canoas, Navegantes, Pamplona, Progresso, Taboão, a extensão do loteamento Santa Clara, a Policlínica no Centro e a UPA 24h, no Canta Galo.

Todas as viagens de segunda-feira dos pacientes de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), previstos para esta segunda-feira estão suspensos e os pacientes foram informados. Já as consultas especializadas na Policlínica marcadas para esta segunda-feira também estão suspensas. Os pacientes devem aguardar e reagendar o procedimento.

A população pode procurar o Alô Saúde por telefone e WhatsApp para atendimento clínico e pré-clínico. O telefone é o 0800-888-3090, 24 horas por dia, inclusive finais de semana.


Unidades de saúde abertas nesta segunda-feira (20)

Rede municipal de educação sem aulas nesta segunda-feira em Rio do Sul

A Secretaria de Educação de Rio do Sul informou que nesta segunda-feira (20), todo o atendimento na rede municipal estará suspenso. Isso vale para a educação infantil e o ensino fundamental. Ao longo do dia, algumas equipes das unidades realizarão limpeza dos espaços que já podem ser utilizados e assim será possível informar a rotina para terça-feira (21).

  • Bela Aliança
  • Boa Vista
  • Bremer
  • Fundo Canoas
  • Navegantes
  • Progresso
  • Pamplona
  • Taboão
  • Loteamento Santa Clara
  • Policlínica – Centro
  • UPA 24h – Canta Galo

Anterior

Rio do Oeste pede socorro

Próximo

Governador acompanha os estragos no Alto Vale após as chuvas

Deixe seu comentário