A equipe de plantão foi acionada para atendimento a um incêndio em edificação (restaurante) em Ituporanga, sendo que na mesma edificação, há um hotel no andar superior, em que o incêndio já se propagava para dois quartos.
Devido a complexidade, todo efetivo foi deslocado, junto do comandante. Assim que a equipe chegou no local foi rapidamente verificado o andar térreo e descartada qualquer princípio de incêndio no local. As equipes então se equiparam com equipamento de proteção respiratória e subiram até o primeiro andar, junto de uma linha de combate a incêndio para explorar o local e descobrir quais quartos estavam com princípio de incêndio.
Mesmo com visibilidade reduzida, os dois quartos foram identificados. No primeiro quarto adentrado havia um foco no colchão e forro do teto e um grande foco num fosso junto da janela do quarto, que dava acesso para um fosso, próximo a chaminé.
Todos os focos foram extintos e foi adentrado no segundo quarto, com visibilidade muito reduzida em todo andar e combatido foco também sobre o colchão e ar condicionado, sendo que nesse quarto também havia uma janela que dava acesso para o mesmo fosso, próximo a chaminé. Em seguida, após a guarnição conseguir sair do local em segurança, um ventilador foi usado para que fosse possível ganhar visibilidade e avançar para o segundo piso, o apartamento do dono da edificação.
No apartamento nenhum foco de incêndio foi encontrado, mas após varredura, foram identificados focos debaixo do telhado de zinco, nos caibros. Com auxílio do moto abrasivo, foram feitas aberturas no telhado e todos os focos foram extintos.
Após o combate foi realizado minucioso rescaldo em toda edificação, os proprietários orientados e o local deixado em segurança.
Deixe seu comentário