Durante o 2º semestre/2018, o trabalho de campo vem recebendo destaque no cotidiano escolar das crianças do CEI Martha Wulff Zimmermann de Mirim Doce. A realização de situações de ensino e aprendizagem fora dos muros da escola vem sendo uma estratégia metodológica utilizada pelas professoras, considerando a articulação entre a escola, a família e a comunidade, promovendo aprendizagens relativas à formação de valores e à construção da cidadania imperativa no desenvolvimento das crianças.
O Maternal II vespertino (3 a 4 anos), por meio de roda de conversa, contação de história, oficinas de manipulação e degustação de alimentos, experiência de observação e saídas a campo, vem desenvolvendo atividades com o objetivo de desvendar a origem dos alimentos. Segundo as professoras Jamila Peron Lança e Tayse Kubichen, é de fundamental importância levar a criança para fora da sala de aula, a fim de uma aprendizagem mais significativa e assim trabalhar conceitos em contato com a vida real.
O Pré I integral (4 a 5 anos), com as professoras Adriana Schell Felácio e Tatiane Tontine, tem trabalhado as profissões em sua infinda diversidade, ressaltando sua importância na sociedade, o que tem ampliado o conhecimento das crianças para o desenvolvimento de atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.
Segundo a diretora Adalgisa Alves da Silva, do ponto de vista metodológico, há uma distinção importante entre "falar do local" e "vivenciar o local"; quando as professoras promovem uma saída a campo com as crianças, além de favorecer o relacionamento com o ambiente, em qualquer circunstância, cada interação, cada acontecimento, cada experiência é uma aprendizagem e, quando conseguimos integrar família, escola e comunidade, estamos propiciando uma educação de qualidade.
Texto: CEI Martha Wulff Zimmermann
Deixe seu comentário