
Rio do Sul
Compra coletiva de insumos foi um dos assuntos abordados durante visita
Um grupo de quase 40 pessoas, formado por agricultores de Mirim Doce e Taió, viajaram a Tunápolis, cidade que fica no oeste de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer a atuação de uma cooperativa e produtores de leite da região. Além dos agricultores, fizeram parte das visitas o engenheiro agrônomo da Epagri, Ricardo Probst, o vice-prefeito de Mirim Doce, Antônio Carlos Kestring, e a diretora de convênios da Secretaria de Agricultura de Mirim Doce, Cássia Fernanda da Silva.
Em Tunápolis, a primeira visita ocorreu na Cooperativa dos Produtores Rurais da Microbacia do Lajeado Perau (COOMILP), que integra agricultores familiares para venda coletiva de leite a um laticínio da região. Além disso, a cooperativa conta com laticínio próprio e os agricultores do Alto Vale do Itajaí tiveram a oportunidade de conhecer a organização dos cooperados para a compra coletiva de insumos.
O grupo também esteve em duas propriedades rurais voltadas à produção de leite. Na primeira delas, foi demonstrado como é possível viabilizar a atividade, mesmo em áreas consideradas pequenas, já que no Alto Vale grande parte das propriedades é de pequeno porte. Outra visita ocorreu em uma propriedade maior, para que o grupo conhecesse os bons resultados do processo de semeadura e o plantio de forrageiras de inverno. A Epagri viabilizou a viagem, com recursos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), através de um projeto de assistência técnica.
ÚLTIMAS
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Segurança
Rio do Campo
Pouso Redondo
URGENTE
Tempo
Luto
Deixe seu comentário