Proprietário de madeireira incendiada busca apoio para salvar negócio em Vitor Meireles |
A primavera começa oficialmente no próximo domingo, dia 22 de setembro, às 9h44, com a ocorrência do equinócio de Primavera no Hemisfério Sul, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Este ano, a previsão para a estação é de temperaturas superiores à média climatológica em Santa Catarina.
Embora o início da primavera possa trazer episódios de frio, com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C e formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul, espera-se que os próximos meses apresentem dias consecutivos com temperaturas acima de 30°C.
Em relação à precipitação, setembro deverá ter chuvas próximas ou abaixo da média nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, enquanto as demais áreas devem ter precipitações dentro da média. Outubro poderá trazer chuvas na média no Extremo Oeste e Oeste, e acima da média nas outras regiões. Para novembro, a expectativa é de chuvas próximas à média. É importante notar que as chuvas devem ser irregulares e mal distribuídas, com potencial para eventos de chuva forte, temporais com raios, granizo e períodos de estiagem.
Sobre o fenômeno La Niña, as previsões indicam a possibilidade de uma configuração com intensidade fraca e curta duração entre a primavera e o início do verão, com alguns modelos climáticos mostrando uma diminuição da probabilidade de formação e intensidade do fenômeno.
Analisando o inverno de 2024, a precipitação foi frequente, especialmente em junho e julho, com episódios de temporais e granizo. O mês de agosto, no entanto, apresentou chuvas abaixo da média e períodos secos. Em termos de temperatura, houve a ocorrência de massas de ar frio e episódios de geada, com a temperatura mais baixa registrada em Urupema, a -7,2°C, no dia 30 de junho, e a mais alta, de 37,74°C, em Criciúma, em 11 de setembro.
O inverno de 2024 foi marcado pela presença de nevoeiros marítimos no litoral, devido a massas de ar quente, além de eventos de névoa seca causados por fumaça de regiões distantes. Comparado a 2023, o inverno de 2024 pode ser considerado mais frio, com mais episódios de neve e geadas.
Deixe seu comentário