QUINTA-FEIRA (11/12)

O sistema atmosférico começa a se afastar para alto mar, porém ainda mantém condições de rajadas de vento fortes na direção oeste, variando entre 50 e 70 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral.

O mar segue agitado, com risco de ressaca. No Litoral Sul, as ondas de sudeste variam de 3,0 a 4,0 metros, com picos superiores em alto mar. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, variam entre 2,0 e 3,0 metros.

O risco para ocorrências ligadas à agitação marítima permanece moderado a alto.

O dia começa com muitas nuvens e chuva fraca e passageira entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul, ainda por influência do ciclone. O risco associado à chuva é baixo.

As temperaturas mínimas variam entre 8°C e 14°C nos Planaltos e Meio-Oeste, e entre 18°C e 22°C no Litoral. À tarde, as máximas ficam próximas de 25°C entre os Planaltos e entre 27°C e 30°C nas demais regiões.

SEXTA-FEIRA (12/12)

Uma nova área de baixa pressão no interior do continente deixa o tempo instável em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados, incluindo raios, rajadas de vento, chuva intensa e eventual granizo.

As áreas de divisa com o Paraná concentram o maior risco, classificado como moderado para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.

No Litoral, a chuva se intensifica à noite, ficando persistente e localmente forte, aumentando o risco de alagamentos e enxurradas.

As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 18°C no Meio-Oeste e Planaltos e entre 18°C e 23°C nas demais regiões. À tarde, máximas próximas de 30°C no Litoral e entre 24°C e 27°C no restante do estado.

SÁBADO (13/12)

O sábado será marcado por aumento das instabilidades, com temporais desde a madrugada e condições para raios, rajadas de vento, granizo e chuva intensa, especialmente do Grande Oeste aos Planaltos.
Ao longo do dia, as instabilidades avançam para o Litoral, com maior intensidade no período da tarde, sobretudo no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Durante a noite, a tendência é de diminuição gradual das instabilidades.
O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e quedas de galhos e árvores.

TENDÊNCIA PARA DOMINGO (14/12)

O tempo segue instável. A combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva isoladas no período da tarde.
O risco é baixo para ocorrências relevantes.

TENDÊNCIA PARA SEGUNDA-FEIRA (15/12)

A aproximação e o avanço de uma frente fria deixam o tempo instável em todo o estado, com potencial para temporais, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O risco para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e alagamentos é moderado.

FONTE: Defesa Civil de SC


Siga-nos no