-
- Tempestades devem atingir Oeste de SC (Foto: Ricardo Wolffenbüttel, Arquivo DC)
Aviso prevê volumes de até 100 milímetros de chuva por dia e risco de temporais com granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, emitiu um alerta de perigo para tempestades a partir da meia noite desta terça feira, dia 23, abrangendo áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e parte do Mato Grosso do Sul.
O comunicado aponta a possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo. O alerta tem validade até as 18 horas desta terça feira.
Volume elevado de chuva e ventos fortes
De acordo com o Inmet, a previsão indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar acumulados de 50 a 100 milímetros por dia nas áreas afetadas.
Os ventos podem apresentar rajadas entre 60 e 100 quilômetros por hora, aumentando o risco de danos estruturais e transtornos à população.
Regiões mais afetadas
O alerta é válido para o interior do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina, parte do Paraná, com destaque para a região de Cascavel, além do Sul do Mato Grosso do Sul.
Nessas áreas, há risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, danos em plantações, alagamentos e transtornos no trânsito.
Orientações à população
O Inmet orienta que, durante temporais, a população busque locais abrigados, longe de árvores, placas, muros, postes de energia e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Em caso de alagamentos, a recomendação é não atravessar ruas inundadas, pontes ou pontilhões submersos. Também é indicado evitar atividades ao ar livre durante a ocorrência de ventos fortes.
Para mais informações ou em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia também: Calor de até 37 graus, ventos de 70 quilômetros por hora e chuvas intensas marcam a terça feira no Brasil
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia Inmet
ÚLTIMAS
Segurança
Política
Segurança
Trânsito
Tempo
Tempo
Trânsito
Segurança
Segurança
Segurança
Geral
Trânsito
Deixe seu comentário