Aviso meteorológico aponta risco de alagamentos, quedas de energia e ventos que podem chegar a 100 km/h até a manhã de quinta-feira (18)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quarta-feira (17), um alerta laranja de perigo para 11 estados brasileiros e o Distrito Federal. O aviso é válido até as 10h de quinta-feira (18) e indica a possibilidade de chuvas intensas, com volumes que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, além de ventos fortes.

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhada de ventos com intensidade mínima de 60 km/h, podendo alcançar até 100 km/h em algumas áreas. As condições elevam o risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.

Estados em alerta laranja

  • Acre
  • Amazonas
  • Rondônia
  • Mato Grosso
  • Pará
  • Goiás
  • Distrito Federal
  • Tocantins
  • Minas Gerais
  • Espírito Santo
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo

O alerta atinge regiões do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste, conforme detalhamento divulgado pelo Inmet.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta que a população evite áreas alagadas, não se abrigue debaixo de árvores durante temporais, redobre a atenção no trânsito e, sempre que possível, desligue aparelhos elétricos em caso de descargas atmosféricas ou risco de queda de energia.

A recomendação é acompanhar os avisos meteorológicos oficiais e seguir as orientações das autoridades locais.

Leia também: Confira a previsão do tempo para os próximos cinco dias em Santa Catarina

Fonte: NSC Total / Inmet


Siga-nos no