Defesa Civil alerta para alagamentos e destelhamentos até quinta-feira; nova massa de ar polar traz tempo firme e muito frio no fim da semana

O tempo instável e chuvoso continua castigando Santa Catarina neste início de semana, mas o cenário deve mudar drasticamente nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil, a atuação de uma frente fria mantém o céu encoberto nesta terça (30) e quarta-feira (01), trazendo condições para chuva pontualmente intensa, temporais com raios e rajadas de vento em grande parte das regiões catarinenses. As temperaturas máximas não devem passar dos 20°C.

Risco de estragos e alagamentos

Durante esse período de chuvas, o órgão estadual alerta para o risco moderado a alto de ocorrências como alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores. As instabilidades persistem até a tarde de quinta-feira (02), exigindo atenção redobrada da população, principalmente nas áreas de maior risco para enxurradas.

Virada no tempo e frio congelante

A grande virada climática ocorre na noite de quinta-feira, quando a chuva começa a perder força e abre espaço para a entrada de uma intensa massa de ar frio e seco no Sul do Brasil. As temperaturas vão despencar rapidamente, trazendo uma sensação de frio intenso, com mínimas abaixo dos 10°C e possibilidade de marcas negativas nas áreas mais altas do estado. Para a sexta-feira (03) e sábado (04), o tempo firme e gelado predomina. A Defesa Civil recomenda atenção especial com crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais de estimação.

Leia também: Acidente na BR-470 deixa motorista preso às ferragens no túnel Canoas em Rio do Sul

Fonte: Defesa Civil de SC

Siga-nos no