
-
- Santa Catarina e Rio Grande do Sul entram em alerta vermelho de tempestade até sexta-feira (17) Foto: Andrea Ferrario/Unsplash/ND
Ventos podem ultrapassar 100 km/h e chuva passar de 100 mm por dia; Inmet alerta para risco de granizo, alagamentos e danos em plantações
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de tempestade para Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16), com validade até sexta (17). O aviso indica grande perigo para o Oeste e o Alto Vale do Itajaí, com previsão de ventos acima de 100 km/h, chuvas superiores a 100 mm/dia e possibilidade de queda de granizo.
Risco de danos e orientações
De acordo com o Inmet, as tempestades podem provocar danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A Defesa Civil orienta a buscar abrigo seguro, evitar permanecer ao ar livre e desligar aparelhos elétricos durante o tempo severo.
Em caso de enxurrada, recomenda-se colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e evitar transitar em áreas alagadas.
Outros estados também em alerta
Além de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Inmet mantém alertas de diferentes níveis em outros estados do país.
Os alertas laranja e amarelo de tempestade atingem partes do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, enquanto chuvas intensas também são previstas para Acre, Amazonas, Rondônia e Goiás.
Previsão para os próximos dias
Segundo a MetSul Meteorologia, o Sul deve continuar com chuvas volumosas nos próximos dez dias, principalmente na metade norte do Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina. Uma baixa pressão atmosférica, seguida de uma nova frente fria, deve reforçar os temporais no fim da semana.
Leia também: Rio do Sul e Ibirama são alvos de operação contra fábricas clandestinas de palmito no Alto Vale
Fonte: Inmet / Defesa Civil SC
ÚLTIMAS
Segurança
ATENÇÃO
Segurança
Segurança
Segurança
Segurança
Tempo
Oportunidade
Segurança
Segurança
Agricultura
Tragédia
Deixe seu comentário