logo RCN
Tempo

Temporais ganham força e chuva volumosa atinge SC nesta terça-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para temporais e chuvas pontualmente volumosas nesta terça-feira (27) no Estado. As instabilidades no tempo são causadas pela aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul combinada a uma área de baixa pressão.

Os temporais ganham força durante a madrugada e vem acompanhados de chuva intensa em curto período de tempo, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste e parte dos Planaltos. Ao longo da tarde e noite, um sistema de baixa pressão se forma sobre a costa do sul do Brasil e os temporais se espalham para as demais regiões do Estado.

Nas demais regiões, ou seja, da Grande Florianópolis ao norte e no Vale do Itajaí, a chuva ocorre de forma mais isolada e principalmente entre a tarde e a noite, na forma de pancadas com trovoadas. Segundo a Defesa Civil, há chance de ocorrências meteorológicas associadas às chuvas. A chuva deve durar a semana toda e terá volumes bem elevados.

As temperaturas não devem subir muito devido a cobertura de nuvens, mas o ar estará abafado. A maior elevação se dá no norte do Estado e no Vale do Itajaí durante o período da tarde, onde ocorrem maiores aberturas de sol. Os termômetros nestas regiões devem marcar máximas entre 30°C e 34°C.

Em Taió a terça-feira começou chuvosa e essa condição deve seguir no restante da semana, com temperaturas entre 18ºC e 33ºC.

Os ventos sopram de nordeste a noroeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas de 40 a 60 quilômetros por hora, especialmente nas áreas altas. A agitação marítima vai diminuindo ao longo do dia, mas ainda apresenta picos de ondas perto de 2 metros no Litoral Sul pela manhã.


Como ficam as temperaturas nesta terça em cada região

Extremo Oeste: 19°C/31.9°C

Oeste: 18.1°C/29.10°C

Meio-Oeste: 17.4°C/27.2°C

Planalto Sul: 16.2°C/25.7°C

Litoral Sul: 18.9°C/27°C

Vale do Itajaí: 17.8°C/34.9°C

Grande Florianópolis Serrana: 18.2°C/28.2°C

Grande Florianópolis Litorânea: 18.7°C/32.9°C

Planalto Norte: 17°C/32.1°C

Litoral Norte: 19.2°C/34.5


Cuidados em dias de chuva intensa

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros. Nas áreas com risco de deslizamentos, fique atento a inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência e aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

Fonte: Maria Magnabosco / Diário Catarinense / NSC Total​

Santa Catarina se prepara para inverno mais frio em 2024 Anterior

Santa Catarina se prepara para inverno mais frio em 2024

Geada e neve devem ser mais fortemente sentidas no próximo inverno em SC Próximo

Geada e neve devem ser mais fortemente sentidas no próximo inverno em SC

Deixe seu comentário