logo RCN
Tempo

Chuvas atingem Santa Catarina, mas calor intenso persiste no Estado

  • - Circulação marítima ainda mantém a presença e variação de nuvens no litoral (Foto: Arquivo NSC Total)

A chegada das chuvas em Santa Catarina entre esta quarta-feira (5) e sexta-feira (7) não será suficiente para amenizar a onda de calor que afeta o Estado. De acordo com a Defesa Civil, as precipitações devem ocorrer de forma isolada na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, com risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais.

A circulação marítima mantém a variação de nuvens e possibilidade de chuva entre a madrugada e o amanhecer, principalmente no Litoral e áreas próximas. No entanto, nas demais regiões, o sol predomina, elevando as temperaturas, que podem chegar a 36°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. O risco para ocorrências relacionadas ao calor, como desconforto térmico e desidratação, é classificado como moderado a alto.

No Extremo Oeste e Oeste, a previsão indica possibilidade de temporais isolados entre a tarde e a noite, fenômeno típico do verão. Entretanto, o risco para ocorrências associadas à chuva nestas regiões é considerado baixo.

A tendência é que o calor intenso se mantenha pelo menos até domingo (9), com máximas que podem ultrapassar os 40°C. Segundo a Defesa Civil, as altas temperaturas podem agravar doenças cardiorrespiratórias e provocar desidratação, especialmente nas áreas mais afetadas.

Acompanhe a previsão do tempo e recomendações da Defesa Civil para minimizar os impactos do calor e das chuvas no Estado.

Onda de calor atinge Santa Catarina antes da chegada de frente fria Anterior

Onda de calor atinge Santa Catarina antes da chegada de frente fria

Santa Catarina enfrenta onda de calor intenso até o final de semana Próximo

Santa Catarina enfrenta onda de calor intenso até o final de semana

Deixe seu comentário