
Chuvas atingem Santa Catarina, mas calor intenso persiste no Estado

-
- Circulação marítima ainda mantém a presença e variação de nuvens no litoral (Foto: Arquivo NSC Total)
A chegada das chuvas em Santa Catarina entre esta quarta-feira (5) e sexta-feira (7) não será suficiente para amenizar a onda de calor que afeta o Estado. De acordo com a Defesa Civil, as precipitações devem ocorrer de forma isolada na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, com risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais.
A circulação marítima mantém a variação de nuvens e possibilidade de chuva entre a madrugada e o amanhecer, principalmente no Litoral e áreas próximas. No entanto, nas demais regiões, o sol predomina, elevando as temperaturas, que podem chegar a 36°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. O risco para ocorrências relacionadas ao calor, como desconforto térmico e desidratação, é classificado como moderado a alto.
No Extremo Oeste e Oeste, a previsão indica possibilidade de temporais isolados entre a tarde e a noite, fenômeno típico do verão. Entretanto, o risco para ocorrências associadas à chuva nestas regiões é considerado baixo.
A tendência é que o calor intenso se mantenha pelo menos até domingo (9), com máximas que podem ultrapassar os 40°C. Segundo a Defesa Civil, as altas temperaturas podem agravar doenças cardiorrespiratórias e provocar desidratação, especialmente nas áreas mais afetadas.
Acompanhe a previsão do tempo e recomendações da Defesa Civil para minimizar os impactos do calor e das chuvas no Estado.
Deixe seu comentário