
Governo Milei anuncia construção de muro na fronteira com Santa Catarina

-
Foto: Deny Campos/Arte/ND -
O governo argentino pretende construir um muro na divisa entre a província de Misiones e o município de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. A informação foi confirmada pela ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, que justificou a medida como parte do reforço na fiscalização das fronteiras do país. A decisão ocorre após a instalação de uma cerca na divisa com a Bolívia.
Segundo Bullrich, a fronteira com o Brasil apresenta trechos que podem ser atravessados a pé, o que facilitaria a ocorrência de crimes como tráfico de drogas e homicídios por pistoleiros. Além disso, a diferença cambial entre o peso argentino e o real brasileiro intensificaria o fluxo de mercadorias entre os dois países, o que também motivou a adoção da medida.
O governo argentino argumenta que a construção do muro permitirá um maior controle da imigração e da segurança na região. A estratégia faz parte do plano do presidente Javier Milei para endurecer o combate a crimes federais e fortalecer a fiscalização das fronteiras.
A proposta, no entanto, gera debate sobre seus impactos na circulação de pessoas e no comércio local. Enquanto o governo defende a iniciativa como uma ação necessária para a segurança nacional, críticos apontam que a medida pode prejudicar a relação entre Argentina e Brasil, além de afetar a economia da região fronteiriça.
Deixe seu comentário