Governo avalia reduzir Imposto de Importação para baixar preço dos alimentos
-
Governo avalia reduzir Imposto de Importação para baixar preço dos alimentos -
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (24) que o governo estuda reduzir o Imposto de Importação de determinados alimentos com o objetivo de baratear os preços no mercado brasileiro. Segundo o ministro, a medida busca garantir a paridade de preços com o mercado internacional e estimular a competição interna.
Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rui Costa explicou que a redução do imposto pode atrair importadores, diminuindo os preços internos. Ele destacou que o governo pretende evitar medidas intervencionistas, como congelamento de preços ou subsídios, e se concentrará no estímulo à produção agrícola.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, citou como exemplo a redução da tarifa de importação de arroz em 2024, após enchentes no Rio Grande do Sul, que garantiu o abastecimento e estabilizou os preços. Fávaro afirmou que a produção nacional de arroz deve crescer de 12% a 13% neste ano, o que deve contribuir para a queda nos preços.
Além disso, o governo analisa formas de diminuir as taxas cobradas no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A proposta, segundo Rui Costa, é reduzir ou zerar os custos de intermediação dos cartões de alimentação, beneficiando cerca de 22 milhões de trabalhadores e ampliando o poder de compra para alimentos essenciais.
Deixe seu comentário