Iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços do Poder Judiciário catarinense

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) ampliou a rede de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em todo o Estado, beneficiando também quatro municípios do Alto Vale: José Boiteux, Atalanta, Presidente Nereu e Vidal Ramos. As estruturas, instaladas em cartórios, têm o objetivo de garantir que moradores de regiões mais afastadas possam acessar os serviços do Judiciário, mesmo sem internet ou computador próprios.

De acordo com o TJSC, os PIDs podem ser utilizados gratuitamente pelos cidadãos que necessitam acessar serviços do Poder Judiciário de Santa Catarina, Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). As salas funcionam dentro dos cartórios locais, durante o horário de expediente.

Salas equipadas e prontas para uso gratuito

Cada Ponto de Inclusão Digital conta com estrutura adequada à realização de atendimentos virtuais, incluindo computador, câmera, microfone, impressora e mesa de apoio. O objetivo é permitir que pessoas com dificuldades de acesso à internet possam participar de audiências e realizar consultas processuais.

O coordenador do Sistema dos Juizados Especiais e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), desembargador Sílvio Dagoberto Orsatto, destacou que a iniciativa busca garantir que todas as regiões do Estado tenham acesso igualitário à Justiça.

“Estamos aqui em uma das menores cidades do Estado e o Judiciário não vai deixar ninguém para trás. A sede de fazer Justiça é o que faz com que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina promova a inclusão digital por todas as regiões do Estado”, afirmou o magistrado.

Expansão estadual dos PIDs

O Judiciário catarinense já instalou mais de 60 PIDs em cartórios e prevê a implantação de 91 unidades ao todo, além das 41 que já funcionam em Fóruns e Casas da Cidadania.

Leia também: Pai é detido por receptação após filho chegar à escola com bicicleta furtada em Rio do Sul

Fonte: ​NCI/Assessoria de Imprensa



Siga-nos no