Vítima sofreu choque anafilático e não resistiu após mais de uma hora de reanimação

Um homem de 40 anos, identificado como Jailson Berkembrock, morreu na tarde desta terça-feira (9) após ser picado por abelhas na localidade de Braço do Salão, interior de Apiúna, no Vale do Itajaí.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Jailson sofreu um choque anafilático causado pelas picadas. Ele conseguiu chegar em casa, avisar a filha sobre o ataque e pedir ajuda. Cerca de dois minutos depois, caiu desacordado.

Leia mais: Tragédia em SC: idoso é encontrado morto com ferimento de foice em área de mata


Socorro durou mais de uma hora

Equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários e do Samu foram acionadas e iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), que se estenderam por aproximadamente uma hora e meia.

Para agilizar o socorro, os bombeiros chegaram ao local pelo acesso de Ascurra, enquanto a equipe do Samu se deslocou pela subida de Ibirama. Apesar dos esforços, o óbito foi confirmado ainda no local.

Choque anafilático: o que é e como agir

O choque anafilático é uma reação alérgica grave que pode ocorrer após picadas de insetos, consumo de alimentos ou medicamentos. Os sintomas incluem:


Queda de pressão arterial

Dificuldade para respirar

Inchaço nos lábios ou garganta

Perda de consciência

Em casos suspeitos, o atendimento médico deve ser imediato, e a aplicação de adrenalina pode ser necessária para reverter o quadro.


Siga-nos no