logo RCN
Alerta

Cidade do Vale do Itajaí decreta situação de emergência devido ao maruim

  • Foto: Divulgação. -

O prefeito Marcos Pedro Veber, de Luiz Alves, cidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina, adotou medidas drásticas em resposta à infestação de maruim no município. Na tarde desta quarta-feira (27), ele assinou o Decreto 75, que estabelece a situação de emergência na cidade devido aos problemas enfrentados pela população.

O Decreto n° 75/2024 destaca que o inseto Culicoides spp. está amplamente disseminado tanto na área rural quanto na urbana de Luiz Alves, causando grande desconforto para os moradores. Além disso, relata que a infestação pode acarretar diversos impactos na saúde pública, uma vez que o maruim é conhecido por transmitir doenças, causar irritações e desconforto, afetando significativamente a qualidade de vida das pessoas.

Com a assinatura do decreto, o município poderá, por meio de agentes contratados para o combate ao maruim, acessar propriedades particulares para identificar possíveis criadouros e aplicar produtos de controle do inseto. O documento também dispensa a necessidade de licitação para a compra de insumos e equipamentos destinados ao combate ao maruim.

Segundo o prefeito Marcos Pedro Veber, não há uma solução imediata para o problema, pois não existem defensivos disponíveis no mercado capazes de combater eficazmente o maruim. Ele ressalta que a infestação tem afetado severamente tanto as áreas rurais quanto as urbanas, comprometendo a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

"Estamos enfrentando sérios problemas em nossa cidade, tanto nas áreas rurais quanto urbanas, devido à infestação de maruim, o que tem impactado negativamente nossa saúde e qualidade de vida. Estamos buscando alternativas para lidar com essa situação, apesar de não haver uma solução pronta disponível. No entanto, continuaremos dialogando e buscando medidas para controlar essa infestação que tem se intensificado este ano", explicou o prefeito Marcos.

Incêndio criminoso destrói 70 veículos em revendedora de Joinville Anterior

Incêndio criminoso destrói 70 veículos em revendedora de Joinville

Burocracia trava início das primeiras obras para resolver impasse na barragem de José Boiteux Próximo

Burocracia trava início das primeiras obras para resolver impasse na barragem de José Boiteux

Deixe seu comentário