logo RCN
Barragem

Burocracia trava início das primeiras obras para resolver impasse na barragem de José Boiteux

  • Situação na barragem de José Boiteux na última semana. (Foto: Patrick Rodrigues / NSC Total) -

A burocracia tem desafiado o governo do Estado quando o assunto é tirar do papel as primeiras obras compensatórias à comunidade indígena de José Boiteux pela construção da barragem dentro da reserva Laklanõ Xokleng. Duas das nove ações tiveram licitações lançadas ainda em 2023, mas ambas esbarraram em problemas e até o momento não começaram. O resultado é o impedimento do início da manutenção da estrutura de contenção de cheias do Vale do Itajaí.

O governo de Santa Catarina esperava conhecer lá em janeiro a empresa vencedora da licitação para construir a escola EIEB Laklãnõ. Porém, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o edital foi impugnado devido ao questionamento de uma empresa. A licitação foi relançada em 1º de março e o prazo para apresentação de propostas ficou para 29 de maio. Depois de assinada a ordem de serviço, a vencedora terá um ano para construir unidade, orçada em R$ 8,6 milhões.

A obra para melhorar a estrada que liga a aldeia Bugio até José Boiteux também encontrou obstáculos. A licitação saiu em novembro do ano passado e o resultado homologado em fevereiro deste ano. Entretanto, o governo do Estado não assinou a ordem de serviço, pois afirma que a Funai solicitou o licenciamento ambiental junto ao Ibama e a documentação ainda não está pronta. O projeto prevê serviços de engenharia para a implantação e macadamização de 7,5 quilômetros, ao custo de R$ 7 milhões.

Em setembro do ano passado, às vésperas de uma série de enchentes no Vale do Itajaí, o governo do Estado anunciou que faria as nove obras determinadas pela Justiça Federal, embora entenda que o governo federal também deve ajudar, pois foi quem construiu a barragem na área indígena e quem é oficialmente responsável pela estrutura física. O secretário de Defesa Civil disse que o início das obras, ainda no primeiro semestre de 2024, seria um “gesto de confiança” para a comunidade indígena.

A ideia do governo era começar o quanto antes as obras e assim ter autorização dos caciques para reformar a barragem. Na semana passada, a Defesa Civil estadual começou a limpeza de entulhos e lodo na área, mas não teve aval do Ministério Público Federal para a manutenção das comportas — uma delas está emperrada e não abre desde outubro do ano passado. No documento, o MPF recorda a necessidade de o acordo judicial ser cumprido por parte do Estado.


Fonte: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina / NSC Total​

Cidade do Vale do Itajaí decreta situação de emergência devido ao maruim Anterior

Cidade do Vale do Itajaí decreta situação de emergência devido ao maruim

Mulher se esconde na Câmara de Vereadores após ser ameaçada pelo ex-companheiro, no Alto Vale Próximo

Mulher se esconde na Câmara de Vereadores após ser ameaçada pelo ex-companheiro, no Alto Vale

Deixe seu comentário