Defesa Civil emite alerta para risco de temporais em Santa Catarina |
Ela faz parte do quadro 'Mulheres Prendadas' do JATV
Ingredientes para massa:
2 ovos inteiros
3 gemas (guarde as claras para decorar)
½ xícara de nata
½ xícara de banha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite quente
1 colher sopa bem cheia de salamoniaco (deve ser dissolvido no leite quente. Fica tipo uma espuma)
1 colher sopa rasa de fermento em pó (de bolo)
1 colher de sopa de essência de baunilha ou açúcar de baunilha
Trigo para dar ponto (usei 1 kg na massa e mais um pouco para abrir)
Modo de Preparo:
Bata bem os ovos com o açúcar. Coloque os outros ingredientes e amasse bem. Não faça uma massa muito dura, o suficiente que consiga abrir com o rolo. Abra bem fina a massa, como uma folha de papel, pois ela cresce e assim fica crocante. Corte no formato desejado.
Asse em forno elétrico a 200 graus, demora cerca de 8 minutos cada forma.
Cobertura:
Em uma panela coloque 2 xícaras de açúcar e 250 ml de água. Mexa bem para dissolver o açúcar. Leve ao fogo e mexa até começar a ferver. Depois não mexa mais, apenas de algumas mexidas na panela. Enquanto isso bata em neve bem firme as 3 claras que ficaram reservadas da massa.
Quando a calda começar a caramelar nas bordas da panela ou colocando uma colher da calda num copo com água que fique duro está no ponto. Despeje está calda nas claras com a batedeira ligada. "Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena", diz Nilza.
"A cobertura fica tipo pegajosa, meia ruim de passar. Eu coloquei num saco plástico grosso e fiz um furinho bem pequeno. Achei melhor assim. Depois coloquei no sol para secar. Depois de seco, não solta da bolacha ou fica quebrando a cobertura, fica ótimo", finaliza Nilza.
Deixe seu comentário