logo RCN
Taioense

Taioense que nasceu em ano bissexto diz: 'Acho muito legal'

Tânia Míriam Gomes Cardoso faz aniversário dia 29/02

data-filename="retriever" style="width: 50%;">


Com 40 anos de serviços prestados ao magistério catarinense, a professora aposentada Tânia Míriam Gomes Cardoso, moradora da cidade de Taió, tem muitas histórias para contar de seus aniversários que ocorrem no dia 29 de fevereiro.

"Nasci no dia 29 de fevereiro de 1956 na Vila de Mirim Doce, que na época pertencia a Taió. Mirim Doce era uma Vila, depois Distrito e só recentemente virou município. Mas no meu registro saiu como Taió", conta Tânia ao Jornal A Tribuna do Vale.

A professora acha muito legal fazer aniversário nesta data exclusiva, que certamente foi preparada por Deus para sua vida. "Nasci de parto normal, em casa, com assistência de uma parteira, do meu papai, Harry Leopoldo Gomes, que era farmacêutico, e de minha 'Oma' materna", cita Tânia e acrescenta "Nunca tive problema com esta data, acho muito legal".

Tânia é casada com Lindolfo Eugênio Cardoso. O casal tem dois filhos, Daniel Gomes Cardoso, de 39 anos, e Diogo Gomes Cardoso, de 37 anos. "Todos os anos fico muito feliz em alcançar mais um ano de vida, dentro das bênçãos de Deus. Louvo a Deus por tantas alegrias", expressa a aposentada.

Curiosamente, desde o seu nascimento, se Tânia fosse contar somente os aniversários dos dias 29 de fevereiro, neste ano estaria completando 16 anos. "Mas não é assim. Desde pequena, papai Harry, mamãe Romilda e eu comemoramos no dia 28 de fevereiro", revela. Neste ano bissexto, no sábado, dia 29, Tânia completa 64 anos de vida.

A cada ano, normalmente as pessoas procuram no calendário as datas de aniversário, especialmente para ver em qual dia da semana será. Já Tânia, só encontra o dia 29 de fevereiro no calendário de quatro em quatro anos. E, conforme ela, as pessoas sempre acham muito interessante. "Têm pessoas que acham que só devem me dar os parabéns quando é no ano que tem 29. Outras querem me dar parabéns quando é meia noite do dia 28 para 1°de março, e ainda, outras me dão os parabéns em 1° de março. Mas digo sempre que aceito parabéns e presentes até o dia 10 de março", menciona Tânia, entre risos.

No aniversário deste ano, no sábado (29) a professora comenta que estará em Rio do Campo, no Seminário Estadual de Ovinocultura.

Tânia relembra que o registro do seu nascimento foi efetuado por Lúcia Bertoli Bach, que morou por muitos anos em Rio do Campo "Os mais antigos devem lembrar dela. Dona Lúcia ficou muito feliz em me registrar, porque nunca havia feito um registro de nascimento no dia 29 de fevereiro", relembra a professora e finaliza "Papai até pensou que iriam registrar com data de 28 de fevereiro, mas Lúcia reforçou que deveria ser no dia no nascimento".


Ano bissexto: Entenda sobre a data

O fenômeno, que ocorre de quatro em quatro anos, será o quingentésimo quarto (504ª) da Era Comum. O ajuste foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

A translação (volta ao redor do Sol) não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de tempo é arredondada para seis horas e é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.

Convencionou-se o acréscimo de um dia ao mês de fevereiro, sendo o 29º dia, auge do inverno no Hemisfério Norte e do verão no Hemisfério Sul.


Como registrar quem nasce em 29 de fevereiro

Mesmo o dia sendo apenas celebrado de 4 em 4 anos, a lei exige que pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento

O ano de 2020 começou e já sabemos que ele será mais longo. Isto porque, o ano é bissexto, tem 366 dias - o dia 29 de fevereiro a mais. Há quem acredite no misticismo desse dia no calendário. Porém, há quem fique com dúvidas de como lidar com a data. Um dos questionamentos é em relação ao registro de bebês. Mas, mesmo o dia sendo apenas celebrado de 4 em 4 anos, a lei é clara: as pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento.

O registro de bebês deve ser feito a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ou no respectivo Conselho profissional.

Conforme a Lei nº 12.662/2012, a declaração deverá conter nome e prenome do indivíduo; sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento.

"Se a data for alterada é falsidade ideológica", informa Paulo Henrique de Araújo, diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal.

Por isso, mães e pais devem estar atentos aos documentos. Os responsáveis também devem deixar de lado as superstições e deixar o registro no dia 29. Nada de pedir alteração no dia, viu?

A família terá apenas que ajudar como será feita a celebração de aniversários nos anos que não são bissextos.


Anterior

Alunos da Apae de Taió 'colocam a mão na massa'

Próximo

FOTOS: Incêndio atinge empresa de Taió

Deixe seu comentário