logo RCN
Taió

Taió: Almir Guski presta contas sobre atos da sua gestão

Prefeito de Taió recebeu a equipe do JATV em seu gabinete

Em seu último mês de mandato frente à Prefeitura de Taió, Almir Guski recebeu a equipe de reportagens do JATV para prestar contas sobre o seu mandato. A cidade viveu uma verdadeira revolução nos últimos anos, conquistando várias melhorias em todos os setores da gestão pública.

Mesmo assim, Almir lamenta a pandemia em todos os sentidos. Além das pessoas contaminadas, inclusive o próprio prefeito, várias ações foram prejudicadas em virtude do Coronavírus. Decisões importantes como a paralisação de indústrias, comércios e até o "ir e vir" das pessoas precisaram ser feitas. Guski afirma que o Governo do Estado faz os decretos e os municípios cumprem, apenas adaptando a flexibilidade. "2020 para o gestor foi terrível. O ano que vem será melhor se a vacina chegar. Foi muito difícil tomar certas decisões, porque você acaba levando a culpa que você não tem. O intuito sempre foi o de proteger vidas. Impedir as pessoas de circularem é terrível. Mas as medidas restritivas foram necessárias. Sou da iniciativa privada e sei como isso é difícil. Às vezes, precisamos fazer o que não queremos, mas precisamos", opina Guski.

O prefeito de Taió avaliou como positiva a contratação de profissionais através de Concurso Público, pois o atendimento melhorou, tendo em vista que pessoas técnicas e capacitadas estão à frente de alguns dos principais cargos da Prefeitura. Outra importante ação dessa gestão foi a modificação do Taioprev, a previdência municipal. A partir do ano que vem, Taió economizará mais de cem mil reais somente desses recursos e poderá investir em outras frentes de trabalho. A contribuição de aposentadoria passou de 25 para 35 anos. "Muitas vezes o servidor público reclama que ganha pouco e eu concordo com isso. Mas mantivemos todos os salários e direitos dos servidores em dia. Sei o quanto é difícil manter tudo em ordem. É prioridade para o Almir o servidor de Taió", garante o prefeito.

Almir crê que ficará marcado na história de Taió como um prefeito inovador e trabalhador. Com tantos feitos, fez questão de enumerar algumas delas separandos por setores.


Saúde

Por falar em saúde, o prefeito enumerou algumas das ações feitas nessa área nos últimos anos na cidade de Taió. A primeira que lhe veio à mente foi o convênio com o Hospital e Maternidade Dona Lisette, fazendo com que as crianças voltassem a nascer na cidade. Além disso, essa parceria rendeu diversas especialidades que agora podem ser atendidas em Taió. O Pronto Atendimento também voltou a funcionar com qualidade. A compra de seis respiradores nos últimos dias também foi comemorada pelo prefeito. "Cedemos ao hospital, mas os equipamentos são públicos", garante ele.

Vários veículos foram comprados com o intuito dos pacientes terem mais comodidade nas viagens em que ainda precisam ser feitas. Todos os ESF's foram reformados e duas extensões foram criadas, sendo uma no Palmital e outra no Ribeirão da Erva. A Unidade Central da Saúde também recebeu diversas melhorias.

"Vou conseguir deixar os carros em excelente condição, do jeito que a população merece", garante ele.


Educação

A Educação de Taió vive verdadeiramente na Era Digital. Prova disso é o projeto de colocar lousas digitais em todas as salas de aula. Para isso, 39 equipamentos destes estarão disponíveis. A Secretaria também adquiriu 150 laptops Chromebook para os professores terem condições de lecionar em home office durante a pandemia, além de receberem os devidos treinamentos. A Escola Adolpho Ewald do Ribeirão Pinheiro está prestes a inaugurar o tão sonhado Ginásio de Esportes junto a APP, além das melhorias nas salas de aula.

A Escola Erna Heidrich na Vila Mariana e todos os CEI's foram melhorados e receberam investimentos necessários para o bom desempenho da pedagogia. "Vivemos na época do smartphone e as escolas precisam estar adaptadas a essa geração. Precisamos investir no conhecimento e preparar os alunos para o mercado de trabalho. O aluno treinado com qualidade terá bom salário no futuro" relatou Almir.

Além disso, em primeira mão, Almir falou sobre a criação de uma escola modelo. O projeto está prestes a ser apresentado pela população. Além de especializar os alunos para diversos empregos no futuro, a educação de qualidade deverá chamar a atenção. A obra deverá ficar nas proximidades da "Kanebo" em um terreno de quatro hectares. Nesse espaço, além da escola, casas populares e um ginásio deverão ser construídos. "Não tenho dúvida que essa nova escola será a melhor de Santa Catarina" confia o prefeito de Taió. O estudo arquitetônico será entregue na Câmara de Vereadores nas proximidades do Natal.

O prefeito também parabenizou todos os profissionais da educação pela excelente nota no IDEB obtida pelos alunos do município, mostrando que os investimentos foram bem feitos até o momento.


Obras e Infraestrutura

Além do maquinário comprado, o prefeito garante que Taió vive o maior momento da sua história quando se fala em pavimentação de ruas. Com o Finisa, mais de oito milhões de reais foram investidos, fazendo com que mais de 50 ruas tenham sido calçadas nos últimos anos. Muitas delas precisarão ser terminadas no próximo mandato.

"Tenho que enaltecer as pavimentações com participação dos moradores que foi um legado implantado pelo ex-prefeito Hugo Lembeck e pelo seu vice Aristides Valentini. Hoje em dia, isso é tudo amparado por Lei. Continuamos com isso e tivemos sucesso. Em quatro anos não é impossível fazer tudo, mas conseguimos fazer bastante. Recebi críticas de um 'grupo de elite' que culpava o prefeito por não estarmos em segundo lugar no movimento econômico do Alto Vale. Mas isso depende do mercado. E o mercado virou para Taió. Ano passado, ficamos só dez milhões abaixo de Ituporanga. Se tivéssemos aprovado o Finisa um pouco antes, seríamos o vice-líder", diz Guski.

A Avenida João Bertoli passa nesse momento por obras de melhoria da Casan. Tubulações novas estão sendo colocadas, pois no ano que vem, já está garantida a recapagem de toda a pista que é amplamente usada por todos os moradores e visitantes da cidade.

Outra obra garantida pelo prefeito é a rua nas proximidades do Auto Posto Cidade no Bairro do Seminário que vai da oficina do empresário Hoberdan Bertotti até o Hotel Taió. Uma piscina para os idosos, cuja emenda já está garantida, também será feita em 2021. A tão sonhada ponte estaiada também deverá ser concluída em breve. "Tivemos o apoio de deputados de praticamente todos os partidos. Essa política de paz trouxe muita coisa boa para Taió", agradece Almir.


Agricultura

Conhecido pelo seu estilo inovador, Almir olhou pelos agricultores, incrementando horas de máquina. "Isso deu muito resultado. Ano que vem Taió já colherá os resultados econômicos. Diversas granjas foram feitas na cidade com a terraplanagem gratuita aos agricultores. Preciso agradecer os vereadores que aprovaram essa ação que beneficiou tanta gente da zona rural do nosso município".

Apesar de cumprir com praticamente todo o seu plano de governo, Guski se diz decepcionado por não ter feito mais pontes metálicas na cidade. O gestor afirmou que cerca de 50 pontes precisaram ser refeitas por ano, impossibilitando algumas delas em ter ainda mais qualidade, pois o reparo precisa ser feito de forma urgente.

O programa "Porteira Adentro" arrumou o acesso à propriedade dos agricultores, dando-lhes uma melhor qualidade de vida. Isso pôde acontecer graças a municipalidade das pedreiras. "Graças a nossa luta, não dependemos de mais ninguém para ter pedras. Todo o equipamento é da Prefeitura e isso foi algo que nos ajudou muito", garante Almir.


Transição de Governo

Na entrevista, o atual prefeito de Taió parabenizou todos os candidatos a prefeito, vice e vereadores, sejam eles eleitos ou não, pela coragem e pela liderança de concorrer ao pleito. O futuro prefeito Horst Alexandre Purnhagen (MDB) é o atual vice-prefeito, por isso, e pela vontade de fazer a transição pacífica, tudo deverá ser passado com extrema clareza ao futuro prefeito. "Faremos algo muito democrático e republicano, respeitando a vontade das urnas. Agora é torcer para Taió, para que os eleitos façam um grande trabalho. Volto de cabeça erguida para a minha empresa para realizar muitos sonhos. Fomos muito atingidos pela pandemia e temos muito a recuperar. Política é algo muito sério e é assim que eu a respeito", finaliza Almir.

Anterior

Taioense Jackson Silva 'Kako', morre após ser internado na UTI

Próximo

FOTOS: Acidente fere duas pessoas, em Taió

Deixe seu comentário