Bombeiros resgatam mulher após escorregar em encosta de 15 metros em Rio do Sul |
Após algumas semanas paralisado em função de imprevistos, o Posto do Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Taió, iniciou no último dia 29 de outubro o atendimento parcial à população de Taió e cidades da região. Funcionando agora à Rua do Seminário, número 303, na estrutura do Seminário Diocesano (Antiga ADR), o Sine já recebe documentos para dar entrada no seguro desemprego dos trabalhadores demitidos e atende os mesmos com informações e outros serviços básicos como captação de vagas, encaminhamentos de trabalhadores para as empresas e recebimento de currículos.
Segundo Catia Patel Leite, atendente do posto de Taió "O trabalhador que procurar o Sistema Nacional de Empregos de Taió para encaminhar o seguro-desemprego ou em busca de um novo posto de trabalho passará por um sistema de triagem", ela comenta ainda que a medida visa diminuir o tempo de espera do usuário para o atendimento final. Catia é servidora do Município de Taió e foi disponibilizada pela Prefeitura para dar mais agilidade aos serviços "Queremos agradecer ao prefeito Almir por compreender a necessidade de colocar um servidor à disposição do Sine, pois essa iniciativa auxiliará no oferecimento de atendimentos mais rápidos e com mais qualidade e também à Osnildo Dalmarco, servidor público do Estado, que muito cooperou para que o Sine continuasse a oferecer seus serviços em nosso município", comenta.
Para se cadastrar e disponibilizar vagas, o empregador deverá entrar em contato com o Posto do Sine de Taió e realizar o cadastro, que contém as etapas de identificação, contatos, principais atividades da empresa e período que mais efetua contratações. Lembre-se de ter em mãos também o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), CEI (Cadastro Específico do INSS) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Depois, basta aguardar o retorno por parte do Sine, que ficará responsável por validar o cadastro, as informações das vagas que a empresa cadastrar e prestar todo o apoio durante o acompanhamento do preenchimento da vaga. Já o desempregado deverá procurar o serviço munido de carteira de trabalho e documentos pessoais.
As vagas disponíveis serão divulgadas em breve no Portal do Município e demais meios de comunicação de Taió e região.
Sobre o Sine:
Órgão do Governo Federal, o Sistema Nacional de Emprego é um serviço gratuito de emprego criado em 1975 para promover o encontro da oferta e da demanda de trabalho, que atua como intermediário entre as empresas e os trabalhadores por meio de agências espalhadas por todo o país.
Coordenado pelo Ministério do Trabalho, o Sine também ajuda no controle de pagamentos do seguro-desemprego e no apoio ao Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER), com a oferta de vagas e orientações sobre como elaborar um currículo ou se portar em uma entrevista, entre outras.
O trabalhador consegue, por meio dele, se candidatar sem custo algum às vagas captadas junto aos empregadores, solicitar a emissão da Carteira de Trabalho e dar entrada no Seguro-Desemprego, tendo à disposição, ainda, cursos de qualificação profissional.
Para quem está em busca de profissionais, o serviço é uma boa opção, uma vez que oferece ações de orientação profissional que tornam mais efetivo o processo de contratação de profissionais, selecionando aqueles que melhor se adequam ao perfil das vagas oferecidas. Entre eles estão profissionais de diversos perfis, desempregados ou em busca de uma nova ocupação, pessoas com deficiência, idosos e jovens em busca do primeiro emprego.
Endereço:
Rua do Seminário, n° 303 - Bairro Seminário (Seminário Diocesano - Antiga ADR)
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07h às 13h
Contato: E-mail: taio@sine.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8461
Deixe seu comentário